Cinco biografias inspiradoras de atletas brasileiros que valem a pena
O Metrópoles selecionou obras de esportistas que fazem ou já fizeram muito pelo esporte e ainda inspiram a tantas outras pessoas
atualizado
Compartilhar notícia
O esporte vai muito além da paixão. Envolve superação, garra, força de vontade e desafios para conquistar os objetivos e, até mesmo, saber lidar com derrotas inevitáveis. O verdadeiro espírito vencedor de um atleta alia todas essas sensações e sentimentos. Embora o Brasil tenha no futebol uma paixão nacional, em outros esportes, por diversas vezes, se criaram ídolos inesquecíveis que conquistaram o coração dos fãs de todo o mundo. O Metrópoles selecionou cinco biografias de desportistas nacionais consideradas inspiradoras! Confira:
Transformando suor em ouro
O livro, que já ficou na lista dos mais vendidos por muito tempo, traz a história do vitorioso técnico de vôlei Bernardinho contada por ele mesmo. A obra fala desde os tempos de jogador até a consagração como treinador com o ouro olímpico. Também revela quais foram as inspirações e caminhos traçados pelo protagonista até conquistar o sucesso.
Herói por nós
Este livro resgata a memória de um dos mais brilhantes esportistas brasileiros, o saltador Adhemar Ferreira da Silva. Mostra como ele se inspirava para conseguir saltos e recordes, além do bicampeonato olímpico. O atleta foi um homem simples, trabalhador e cativante que carrega consigo o bem maior de todos os mortais: caráter, honra e glória.
Guga, um brasileiro
Sem dúvidas, Gustavo Kuerten, o Guga, foi o maior tenista brasileiro da história e, neste livro, ele relata de forma sincera e empolgante toda a trajetória vencedora, das memórias de infância e adolescência até a aposentadoria. Conta ainda sobre o tricampeonato de Roland Garros, a chegada ao topo do ranking mundial, entre outras conquistas.
Ayrton Senna: uma lenda a toda velocidade
O livro relembra histórias marcantes de um atleta que se tornou uma lenda para o esporte brasileiro e mundial, Ayrton Senna. A obra conta como o atleta chegou ao topo com humildade e sem perder a vontade de ajudar o próximo. Escrito por Christopher Hilton, uma autoridade em história do automobilismo, ele já publicou mais de 30 livros sobre o tema e conhece de perto todos os bastidores do esporte.
Quebrando os limites
Este livro foge um pouco dos considerados esportistas profissionais, mas é tão inspirador quanto. A jornalista e apresentadora de TV Carol Barcellos conta como aprendeu a superar o medo e a ultrapassar os limites. Como nunca foi atleta, ela explica o que é preciso para sair da zona de conforto e encarar os desafios no esporte, no trabalho, em todos os momentos da vida.