Brinde ao paladar! 6 espumantes nacionais que você precisa provar
O Metrópoles selecionou rótulos de alta qualidade e que estão ganhando destaque em todo o mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Muitos não sabem, mas o espumante é um tipo de vinho que passa por uma dupla fermentação, fazendo com que o gás carbônico interaja na bebida. Esse processo que permite o surgimento das famosas borbulhas.
No Brasil, a produção de espumantes e de rótulos cada vez mais conhecidos mundialmente tem crescido ano a ano, especialmente os de origem da região sul do país – em especial, do Rio Grande do Sul. O principal motivo dessa regionalidade é o fator climático e de solo, propícios para o cultivo da uva.
Sabemos que os brasileiros são verdadeiros apaixonados pela bebida, seja em celebrações, festas ou, até mesmo, para degustar junto com um prato específico. Por isso, o Metrópoles listou seis espumantes nacionais que vocês precisam conhecer e degustar. Confira!
Georges Aubert Brut Tradicional
Produzido com uvas chardonnay e pinot noir, o Georges Aubert Brut Tradicional consegue aliar o aroma cítrico e notas minerais com o sabor encorpado e uma acidez prazerosa. A bebida conta com cor charmosa amarelo palha e borbulhas intensas, devido o método francês tradicional – onde a segunda fermentação ocorre na própria garrafa. Devido as características, o rótulo é bastante indicado para ser degustado junto com grelhados, frutos do mar e pratos mais condimentados e picantes. A temperatura ideal para servir é entre 5ºC e 7ºC.
Casa Perini Moscatel
Um dos rótulos nacionais mais conhecidos pelos amantes de espumantes, o Casa Perini Moscatel, elaborado no Rio Grande do Sul, oferece ótimo equilíbrio doce das uvas. Além disso, é marcada por notas frutadas e florais, sendo indicado para acompanhar carne suína, vegetais e sobremesas.
Miolo Millésime Brut
Considerado um espumante elegante desde a garrafa, o Millésime, da Miolo, conta com aroma cítrico e sabor equilibrado na acidez devido as uvas escolhidas para o rótulo, chardonnay e pinot noir. De produção gaúcha, ele é super indicado para ser tomado com aperitivos e frutos do mar.
Moscatel Santa Augusta
Produzido em Santa Catarina, o espumante Moscatel Santa Augusta conta com sabor adocicado, resultado da uva moscado giallo escolhida para a confecção. Cai super bem acompanhando sobremesas que levam frutas e queijos mais encorpados, como roquefort ou gorgonzola.
Casa Valduga Arte Brut Rose
Produzido no Rio Grande do Sul com uma seleção de uvas chardonnay e pinot noir, o espumante Rosé da Casa Valduga agrada os mais variados paladares. O rótulo combina com pratos leves, como peixes e carnes de corte fino. O teor alcoólico da bebida é de 11,5% e é indicado degusta-lo a 4ºC e 6ºC.
Cave Geisse Nature
Para quem gosta de degustar um bom espumante junto com pratos que levam massas, queijos ou frutos do mar, o Cave Geisse Nature, de produção gaúcha, é a opção certeira. Ele oferece aroma e notas complexas sabor, que são aliadas a acidez das famosas uvas chardonnay e pinot noir. O indicado é servi-lo em temperatura entre 4ºC e 6ºC.