Brasília faz 61 anos! Cinco livros para saber mais da capital federal
Para além do olhar óbvio da política, os escritores selecionados trazem os bastidores do que torna a região do Distrito Federal (DF) única
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília, a capital do país, conecta sotaques, culturas e histórias há mais de seis décadas. Hoje (21), o quadradinho mais querido do Brasil está completando 61 anos e mantém a jovialidade em dia. Para homenagear o berço do jornal, o Metrópoles elencou cinco livros que vão te ajudar a desbravar as particularidades brasilienses.
João Carlos Amador, Custódia Wolney, Nadir Mendonça e outros ilustram seus olhares de Brasília por meio de imagens, fatos, sentimentos e até curiosidades. Para além do poder público, os escritores trazem os bastidores do que torna a região do Distrito Federal (DF) única. Essas obras são um verdadeiro achado para quem ama BSB.
A data
O aniversário traz uma viagem no tempo. A terceira semana do mês de abril relembra a construção da capital federal, que se concretizou entre 1956 e 1960, no governo Juscelino Kubitschek. À frente do projeto urbanístico de Brasília, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer se destacam.
A cidade foi planejada para comportar 500 mil pessoas, mas cresceu de forma acelerada. Atualmente, conta com 3,05 milhões de moradores, conforme dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Confira cinco obras sobre Brasília para comemorar o aniversário da capital:
Histórias de Brasília, por João Carlos Amador
Histórias de Brasília, de 2017, traz fatos e fotos da cidade em diferentes épocas. A leitura é leve, informal e ainda apresenta curiosidades sobre a capital do país. Na obra, histórias sobre bairros, blocos, bandas de rock e outras.
O Preço de um Sonho, por Custódia Wolney
Lançado em 2017, o romance revela os bastidores da construção de Brasília. Histórias desconhecidas do grande público enriquecem o enredo, como as vidas que se entrelaçaram e os destinos que foram traçados em meio à construção da nova capital do Brasil.
Expresso Brasília, por Edson Beú
De 2012, o livro amplia a voz dos candangos – os anônimos trabalhadores da construção. A obra expressa sentimentos, instintos e coragem.
Efemérides, por Adirson Vasconcelos
Uma verdadeira enciclopédia da história de Brasília e de seu fundador. De 2009, Efemérides resgata o dia a dia da região. De forma cronológica, ele narra a história até os dias atuais, evidenciando grandes datas e, claro, JK.
21 de Abril de 1960, por Nadir Mendonça
Com estreia em 2007, a obra aborda como os brasileiros festejaram o nascimento da cidade. O foco do livro são as datas inaugurais e o marco de modernidade.