Livro reúne dicas de destinos selecionados por blogueiros de viagens
O e-book Lugares Apaixonantes pelo Brasil conta com 135 destinos de Norte a Sul, escolhidos por 70 influenciadores
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo de 70 blogueiros de viagem se reuniu para elaborar o e-book Lugares Apaixonantes pelo Brasil. O guia traz 135 destinos do Oiapoque ao Chuí, com dicas de passeios que fogem do lugar comum. A ideia da publicação é ajudar pessoas em vulnerabilidade e fomentar o turismo nacional, setor abalado pela pandemia do novo coronavírus.
O trabalho de elaboração do guia foi completamente voluntário e o livro pode ser adquirido via doação. O preço mínimo é R$ 10 e todo o valor arrecadado com a venda do conteúdo será revertido em lotes de R$ 10 mil, doados a associações de trabalhadores que dependem do turismo e para comunidades em situação de vulnerabilidade.
“É um movimento de unir pessoas que, como nós, têm a paixão por viajar, de proporcionar a leitura inclusiva por conta do valor mínimo de aquisição, de fazer um carinho em nós mesmos com o reconhecimento de nosso trabalho por meio das doações, além de encher o coração com ainda mais amor em tempos tão sensíveis”, comenta Gardenia Rogatto, blog Não Pira, Desopila, uma das organizadoras da ação.
O Metrópoles selecionou três destinos pelo Brasil, indicados por influenciadores que colaboraram com a publicação. O livro pode ser adquirido neste link.
Aldeia Temática Tekoá Mirim, Espírito Santo
A dica de Marcelo Ribeiro, do blog Guia & Turismo, é a aldeia temática Tekoá Mirim, em Aracruz, no Espírito Santo. Em 2010, a aldeia Guarani Piraquê-açu foi procurada para recriar uma aldeia para um filme: os indígenas montaram o cenário e o mantiveram conservado para receber turistas e difundir a própria cultura.
O influenciador confessou que quando visitou o local, esperava uma atração “pega-turista” e acabou se surpreendendo com a autenticidade do ambiente e das histórias contadas pelos indígenas. Entre cânticos em Guarani, pinturas corporais e degustação da culinária indígena, uma conversa com os habitantes da região marcou Marcelo de uma maneira que ele não esperava.
“O Cacique e seu filho conversaram sobre o povo e o modo de ser Guarani, a relação deles com o ambiente e as dificuldades que enfrentam na aldeia e com a preservação do lugar. Além dessas dificuldades, eles precisam conviver com o preconceito de muitos dos não índios da região. Ouvindo tudo aquilo fui desarmando e percebendo que mesmo já tendo visitado outras aldeias e sabendo um pouco da situação, eu não tinha dimensão da luta deles”, lembrou.Aracruz fica a 1h30 de carro de Vitória, capital do estado. O Metrópoles selecionou um pacote de viagem com 3 ou 5 diárias, que incluem passagens e hospedagem com café da manhã. A visita deve ser marcada entre 1º de março e 30 de novembro de 2021 e tem cancelamento gratuito.
Pacote com 3 ou 5 diárias em Vitória
Muito além das praias de Fortaleza, Ceará
A dica do fortalezense Anchieta Dantas Jr, do blog Andarilho, é explorar a capital cearense além das belíssimas praias. O influenciador convida o leitor a explorar a cidade de José de Alencar, romancista indigenista que homenageou o Ceará em seus escritos.
“Ao todo, existem cinco estátuas representativas à obra do famoso romancista, inspiradas na trilogia indígena do autor. Também é possível fazer uma visita à casa onde o célebre cearense nasceu, no atual bairro de Messejana”, instruiu o blogueiro.
Outras dicas de Anchieta incluem a maravilhosa gastronomia do estado: o Centro das Tapioqueiras conta com 26 boxes com mais de 80 tipos de tapiocas no menu, enquanto o Mercado de São Sebastião oferece delícias cearenses como panelada, buchada, língua, carneiro, sarapatel e sarrabulho, entre outras.
Por fim, a rica arquitetura sacra do local merece atenção. Anchieta considera essenciais as igrejas do Carmo, Coração de Jesus, do Rosário, Catedral, de Fátima, do Pequeno Grande e Cristo Rei, no centro da cidade. Outras é visitar mosteiros: o de São Bento, próximo a Messejana, e o Carmelo Santa Teresinha, no bairro Dias Macedo.
O pacote de viagem para Fortaleza pode ter 5 ou 7 diárias, que incluem passagens aéreas e hospedagem com café da manhã. A viagem deve ser marcada entre 1º de março e 30 de novembro de 2021 e tem cancelamento gratuito.
Pacote com 5 ou 7 diárias em Fortaleza
O ecoturismo de Bonito, Mato Grosso do Sul
Um dos destinos de ecoturismo mais famoso do mundo é Bonito, em Mato Grosso do Sul. A cidade cujo nome adianta o visual da região fica a poucas horas da capital do estado, Campo Grande, e é tão visitada que conta com excelente estrutura para receber turistas.
“Todos os passeios são feitos através de alguma agência da cidade, mediante reserva prévia e com hora marcada. Quase não há cantinhos para desbravar por conta própria. Mas esse está longe de ser um problema, durante os passeios guiados surge a oportunidade perfeita para fazer diversas perguntas e tirar suas dúvidas, além de conhecer novas pessoas”, escreveu a blogueira Marcella Pacca, do Segredos de Viagem.
A dica de Marcella é aproveitar os passeios para explorar grutas cenográficas, fazer flutuação em rios cristalinos, descer as paredes de uma caverna de rapel, nadar em cachoeiras belíssimas e, é claro, provar a maravilhosa gastronomia local. A blogueira ainda acrescentou: o mais surpreendente desta viagem é a receptividade da população local, sempre simpáticos e dispostos a bater papo.
O pacote de viagem até Bonito pode ter 4, 6, 8 ou 10 diárias, com passagens até Campo Grande e hospedagem com café da manhã em Bonito. O traslado entre as cidades pode ser adquirido no momento da compra da oferta. A viagem deve ser marcada entre 1º de março e 30 de novembro de 2021 e tem cancelamento gratuito.