Balança de bioimpedância: o que analisar na hora de adquirir uma?
Depois de saber mais sobre o acessório que ajuda o usuário a conhecer melhor a composição corporal, veja cinco modelos para uso doméstico
atualizado
Compartilhar notícia
Se você busca manter a boa forma ou melhorar as condições de saúde, com certeza já utilizou ou ouviu falar sobre as balanças de bioimpedância. O aparelho geralmente é usado por endocrinologistas, profissionais de educação física, nutricionistas e outros especialistas para acompanhar a evolução de cada paciente. Há também alguns modelos disponíveis para o uso doméstico.
De modo geral, é um equipamento que, por meio de uma corrente elétrica gerada no corpo, detecta as diferenças na condução dessa energia nos tecidos biológicos, avaliando algumas taxas do organismo, como de gordura corporal, gordura subcutânea, gordura visceral, água do corpo, massa muscular e até idade corporal.
Para quem deseja conhecer melhor a própria composição corporal em casa, o Metrópoles listou alguns pontos importantes a serem analisados em uma balança de bioimpedância, tomando como referência o modelo doméstico BioHealth Pro HC060, da Multilaser.
Definição dos índices
A balança de bioimpedância pode oferecer índices básicos, como apenas a definição da massa magra, muscular, IMC e gordura, ou números mais completos. Essa escolha de aparelho deve ser definida com o objetivo e o acompanhamento que você deseja ter.
Apesar de ser mais indicada para o uso doméstico, a balança de referência da Multilaser oferece 13 classificações, como peso, IMC, gordura corporal, taxa de metabolismo basal, músculo esquelético, idade corporal e identificação da localização da gordura corporal. Esses índices ajudam o usuário a entender melhor e ter mais informações sobre a própria composição corporal.
Medição
Como foi mencionado, esses tipos de balanças enviam uma corrente elétrica para o corpo a fim de conseguir aferir todos os índices. Em alguns modelos, basta pisar na placas metálicas que ficam na base, tendo a medição apenas pelos pés. Já as opções que contam com o handle, que deve ser segurado pelas mãos, são consideradas mais precisas. Isso porque a carga elétrica consegue passar pelos membros inferiores e superiores de forma mais igualitária.
A HC060 conta com medição pelas mãos e pés, com a conexão entre o handle e a balança feita por um cabo de simples instalação. Para que a avaliação seja mais eficaz, há eletrodos tanto na parte superior do equipamento, a que é segurada pelas mãos, quanto na plataforma de vidro, onde o usuário sobe.
Armazenamento de dados
Um dos objetivos de ter uma balança de bioimpedância em casa é para acompanhar a evolução. Por isso, escolher equipamentos com armazenamento de dados se torna fundamental. Alguns modelos permitem ter o histórico de até 16 pessoas dentro da memória interna. Entretanto, outros dispositivos se adequaram à modernidade e usam aplicativos (próximo tópico), no qual há a possibilidade de mais salvamentos.
A opção por um aplicativo foi a escolhida pela Multilaser, em que é possível suportar os dados de até 24 usuários e, assim, verificar o histórico das medidas dentro de um período desejado. O modelo, inclusive, tem um “modo bebê”, no qual os papais e as mamães podem acompanhar o crescimento do pequeno e deixar tudo registrado no app.
Aplicativos
Com a praticidade que a tecnologia nos permite, é superindicado optar por um modelo de balança com bluetooth e aplicativo próprio para acompanhar a evolução. Com esse tipo de conexão, o equipamento consegue parear com o smartphone e transmitir todos os resultados imediatamente.
O modelo BioHealth Pro conta com o suporte do aplicativo FitDays, que pode ser encontrado tanto na Apple Store quanto no Google Play. Após a instalação do app, o usuário deve digitar informações básicas, como sexo, idade e altura, para calibrar o aparelho com o perfil de quem for usar. O resultado da aferição conta com um relatório de análise sobre peso corporal, IMC, percentual de gordura, peso corporal sem gordura, gordura subcutânea, gordura visceral, água do corpo, músculo esquelético e massa muscular.
Quatro dicas de uso
- Sempre coloque a balança em uma superfície dura, seca e plana.
- Certifique-se de que os pés estão secos antes de pisar na balança.
- Use a balança descalço.
- Verifique se está segurando a barra de mão (handle) na direção correta.
Lembre-se!
Qualquer medida obtida com uma balança de bioimpedância serve para referência do usuário. Além disso, é fundamental que você consulte um especialista antes de fazer qualquer tipo de alterações na dieta, planos de exercícios ou atividades físicas.
Balança de bioimpedância BioHealth Pro HC060, da Multilaser Saúde
Veja abaixo outros quatro modelos de balança de bioimpedância que possuem bom custo-benefício.