Aprenda de uma vez por todas a fazer a caipirinha de limão perfeita
Essa bebida é a representação perfeita de tudo o que o Brasil é
atualizado
Compartilhar notícia
Quem não ama uma deliciosa caipirinha de limão? Essa bebida é a representação perfeita de tudo o que o Brasil é. Super deliciosa, leva limão, cachaça, xarope de açúcar e gelo. Aliás, você conhece sua história? No final do Ciclo do Ouro, em 1790, Paraty tinha 87 engenhos para fabricar aguardente e lá foi o berço dessa famosa e amada bebida.
Já virou tradição fazer caipirinha de forma errada em vários lugares do Brasil afora. Normalmente, o modo de preparo em vários estabelecimentos diz que o limão deve ser esmagado em um copo baixo com açúcar. Em seguida, você enche o copo com gelo quebrado e completa com a cachaça.
E essa forma é totalmente inconsistente, uma vez que não tem as mesmas proporções de ingredientes e cada caipirinha acaba saindo de um jeito, algumas com mais álcool, outras com mais limão e tem aquelas terríveis, cheias de gelo, que ficam aguadas rapidamente.
Espremer o limão direto no copo é um equívoco, pois cada limão produz uma quantidade diferente de suco. Ainda que seja regulada a quantidade de limão, o copo de drinque fica cheio de bagaço do limão, o que atrapalha a experiência, pois só ocupam espaço no copo e dificulta aproveitar a bebida.
Como é o jeito certo de fazer caipirinha?
Por isso, o ideal é sempre servir a caipirinha em um copo mais alto e sem elementos sólidos desnecessários na bebida, para que haja espaço para a cachaça.
Outro erro bem comum é usar açúcar em vez de xarope de açúcar, porque o açúcar sem um agente diluidor demora para se dissolver quando é posto diretamente no drinque e não há coisa pior que uma bebida com grãos mastigáveis de açúcar!
Tempo: 15 minutos
Rendimento: 1 porção
Dificuldade: fácil
Confira nossa seleção para arrasar na caipirinha em casa: