9 rótulos de vinho em lata para experimentar e apreciar
O segmento está em crescimento no Brasil e tem como foco facilitar o consumo e o transporte da bebida
atualizado
Compartilhar notícia
Com a intenção de tornar a vida do consumidor ainda mais prática, muitas marcas de vinhos têm apostado em um novo formato para envasar a bebida: as latinhas de alumínio. O modelo visa proporcionar novas experiências e facilitar a degustação em ocasiões informais, como festas, reuniões com amigos, churrascos e shows.
Entre os mais jovens, a novidade tem crescido. De acordo com pesquisa realizada pela Dotz, o consumo de vinho para esse público aumentou 38% em 2020. Já o levantamento da Ideal Consulting complementa, apontando que o aumento na faixa etária de até 30 anos é quase o dobro da expansão do consumo de vinho pelo público geral, que foi de 20% no mesmo período.
As latinhas conseguem se enquadrar perfeitamente para esse público, já que na hora da compra eles levam muito em consideração a facilidade de transporte. Uma das marcas que tem apostado nesse novo formato é a tradicional Vinícola Góes.
“Hoje, no mundo do vinho, a melhor regra é não ter regras, cada um pode e deve apreciar o vinho da maneira que mais lhe agrada. Os vinhos em lata trazem um pouco desse modo despretensioso de apreciar e tornar o vinho mais presente no dia a dia das pessoas”, explica Luciano Lopreto, diretor comercial da Vinícola Góes.
O Metrópoles separou alguns vinhos em lata que valem a pena experimentar. Confira!
Vinho tinto, da Vinícola Góes
Elaborado a partir da variedade cabernet sauvignon, o vinho conta um aroma frutado com leves toques de cereja e morango. A bebida é indicada para ser servida entre 9ºC e 10ºC, especialmente acompanhada de massas ou carnes vermelhas.
Ovnih Branco, da AVR e Giaretta
Diretamente da Serra Gaúcha, o vinho é feito com um blend de uvas e apresenta aromas de frutas vermelhas e flores. No paladar, uma bebida suave e seca, com leve acidez.
Vinho tinto, da Vivant
Apesar da frequente associação dos vinhos em lata com verão e Carnaval, a Vivant fez questão de elaborar um tinto: mesmo morando em lugares quentes, o brasileiro tende a preferir vinhos tintos.
Vinho frisante rosé, da Vinícola Góes
De coloração rosé claro, o frisante chama bastante atenção devido as charmosas borbulhas. Porém, o aroma de frutas vermelhas e o frescor no sabor também são destaques. A bebida harmoniza super bem com pratos da culinária japonesa.
Vinho prosecco Brut, da Arya Wines
Um delicado prosecco, fresco e leve, produzido com uvas selecionadas da Serra Gaúcha. Na melhor tradição desta casta e estilo, um espumante para momentos de alegria a descontração, para ser consumido gelado e em boa companhia.
Vinho frisante suave, da Vinícola Góes
Com aroma de flores e frutas cítricas, o vinho oferece também um sabor suave e bem equilibrado na questão da acidez. Por ser mais delicado, a bebida é indicada para ser degustada junto a pratos mais leves, como saladas, quiches e sobremesas.
Vinho fino branco, da Giaretta
Elaborado com uvas Chardonnay, cuja complexidade e intensidade dentro boca são tão marcantes quanto o sabor que deixa ao final. De cor amarelo palha, traz o equilíbrio perfeito entre aromas que lembram muito abacaxi e maçã e a acidez necessária à essa variedade.
Vinho frisante, da Becas Sweet Moscato
Doce e aromático, o vinho Becas é uma ótima opção tanto para aquela degustação leve e simples quanto para reuniões entre amigos e festinhas informais.
Vinho branco, da Vinícola Góes
Super equilibrado no paladar, o vinho branco da Vinícola Góes conta com uma acidez que ressalta o frescor. Além disso, o aroma de frutas exóticas, como maçã verde e pêssego, tornam a experiência da degustação ainda mais agradável. Boa opção para acompanhar peixes e queijos.