7 fechaduras digitais para aumentar a segurança de forma inteligente
Os equipamentos vieram para ficar e oferecem simplicidade, resistência e conectividade
atualizado
Compartilhar notícia
A popularização das fechaduras digitais tem feito com que os usuários deem adeus a problemas como esquecer ou perder as chaves de casa ou do escritório. A ferramenta, disponível no mercado em diferentes modelos, preços e recursos, permite desbloquear portas em ambientes residenciais ou corporativos de forma inteligente e prática. A tecnologia permite dar acesso tanto pelo interior, quanto exterior, agregando segurança, modernidade e protegendo patrimônios contra invasões.
O arquiteto Bruno Moraes explica que as pessoas estão mais conectadas, o que estimula a adoção desse tipo de tecnologia. “A tendência é que aconteça uma migração para sistemas de segurança mais avançados como esse”, aponta. Conheça, a seguir, algumas características típicas desses acessórios e veja uma lista de produtos que o Metrópoles preparou.
Tipos de acessos
Existem fechaduras que operam por liberação de acesso por senha, cartão ou tag, (chaveiro de aproximação), biometria (impressão digital) e, ainda, há versões que funcionam via acesso à internet e aplicativos, sendo mais modernas e completas.
Instalação
As ferramentas funcionam tanto em portas antigas quanto em mais novas, substituindo as fechaduras tradicionais. Porém, caso o marceneiro contratado não consiga instalar o equipamento, basta acionar a assistência técnica da fabricante para prestar o suporte necessário.
Maçanetas
Há modelos para todos os gostos e necessidades, como, por exemplo, maçaneta embutida, de sobrepor, sem maçaneta ou opções específicas para portas de madeira, de vidro, com eletroímã, entre outros.
Cuidados e manutenção
Em caso de fechadura em área externa, como na entrada de uma casa que não conta com cobertura, o recomendado é comprar um produto específico para esse tipo de espaço, evitando que o sistema seja danificado por conta de chuvas. Já com relação à bateria, quando ela estiver descarregando, o dispositivo dispara um sinal de alerta para que haja tempo de realizar a troca. Caso haja um descarregamento total, ainda é possível prover uma carga com uma bateria do lado de fora e, na sequência, digitar a senha que libera o acesso.
Custo-benefício
Um exemplo bastante real é que, no caso de uma empresa, o custo operacional de uma fechadura digital sai bem mais conta do que o orçamento de várias chaves para cada funcionário.