6 modelos de vasos autoirrigáveis para quem deseja ter plantas em casa
O Metrópoles selecionou opções antidengue, em que não há pratos para acumular água
atualizado
Compartilhar notícia
Os vasos autoirrigáveis são ótimas alternativas para quem deseja decorar a casa com plantas, mas não sabe muito bem de quanto em quanto tempo é necessário irrigar ou, até mesmo, esquece de colocar a água. Além disso, os itens são considerados antidengue, já que não deixam o líquido ficar acumulado na bandeja.
Esse tipo de vaso funciona de uma forma bastante simples, com um sistema de capilaridade, podendo também ser chamada de raiz artificial, que transfere a umidade para a planta na medida certa e quando ela necessitar. Há modelos que permitem até 30 dias sem preocupação de colocar água no reservatório.
Com diversas opções disponíveis no mercado, é fundamental analisar alguns atributos, como tamanho, volume e formato.
- Tamanho: os modelos para apenas uma planta possuem, de um modo geral, altura entre 10 cm e 26 cm e largura entre 11 cm e 26 cm. Já os que permitem mais de um exemplar, chegam até a 58,6 cm de largura.
- Volume: essa informação é dada como volume total ou a capacidade de plantio em relação ao vaso. Geralmente, os modelos apresentam entre 800 ml e 15 litros de capacidade, isso dependerá da quantidade de plantas que o usuário deseja colocar.
- Formato: o modelo redondo é considerado o mais versátil, permitindo colocar plantas ornamentais e flores de pequeno e médio portes. Para quem deseja cultivar uma espécie maior, os vasos verticais e compridos são mais indicados.
Veja agora seis bons modelos de vasos autoirrigáveis que o Metrópoles separou: