5 produtos interessantes com ação antiviral para se ter por perto
Do filme de PVC ao tapete sanitizante, o Metrópoles selecionou itens que ajudam a inativar vírus e bactérias
atualizado
Compartilhar notícia
Com a pandemia do novo coronavírus, os cuidados com a higienização aumentaram significativamente em todo o mundo. Diversos setores também repensaram métodos de trabalhos e soluções para evitar contaminações. A criação de produtos e fórmulas com ação antiviral está entre os maiores esforços.
Essa grande atenção se dá pela necessidade de usar alguns itens comuns do dia a dia com maior segurança e sem desconforto. Por isso, o Metrópoles selecionou cinco tipos de produtos interessantes com ação antiviral que você precisa ter por perto. Confira!
1. Plástico filme
Para iniciar a lista, um item que possivelmente você já usa com frequência em casa e no trabalho: o famoso plástico filme. Entretanto, nem todos as opções disponíveis no mercado são confeccionados com a fórmula que inativa o vírus. Entre os eficazes, o Alpfilm Protect, da Alpfilm, está em destaque.
À primeira vista, o produto é similar aos demais, porém, por meio de pesquisas e testes, em parceira com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), a empresa chegou a um resultado que apresenta respostas positivas em relação a eficácia antiviral, chegando a quase 80% de inativação nos três primeiros minutos de uso e 99,99% em 15 minutos.
Plástico filme PVC - Trilho - 300 m x 28 cm
Plástico filme PVC - Refil - 300 m x 28 cm
Apesar de não possuir a ação antiviral, o saco plástico zip lock é uma boa alternativa para conservar alimentos no freezer e na geladeira. A marca afirma que o produto ajuda a reduzir em até 99,96% a formação de bactérias e fungos nos alimentos.
Saco plástico tipo zip lock - 18 cm x 25 cm (15 unidades)
2. Estojo esterilizador
A proposta do acessório é ser portátil e oferecer a possibilidade da pessoa desinfetar pertences pessoais, como máscaras, óculos, relógios e smartphones. O modelo da Geonav, por exemplo, promete eliminar até 99,9% dos micro-organismos por meio de um LED Ultravioleta Tipo C.
Estojo Esterilizador UVC Multiuso, da Geovac
Esterilizador UV, da Samsung
3. Tapete sanitizante
Em muitas casa existe o costume de deixar os calçados do lado de fora da residência, guardar em um móvel próximo da porta de entrada ou simplesmente limpar as peças no capacho. Com o atual momento, o tapete sanitizante tem sido uma boa opção para eliminar as contaminações escondidas no solado.
O produto é simples e suporta uma solução de água e água sanitária para a higienização. Basicamente, ele é feito em vinil, com uma borda vedante que impede o vazamento do líquido sanitizante, além de ser antiderrapante e anti-chama. Marcas como a Kapasi fabricam modelos avulsos ou com um segundo tapete para a secagem dos pés.
Grande parte dos modelos e fabricantes indicam aplicar a solução sanitária duas vezes ao dia, para garantir a eliminação de vírus e bactérias.
Capacho Sanitizante 70 cm x 100 cm
Tapete Sanitizante Duplo 100 cm x 70 cm
Tapete Sanitizante 38 cm x 58 cm
Tapete Sanitizante 70 cm x 45 cm
4. Lenço umedecido de álcool
Que tal substituir o álcool em gel ou líquido por um paninho? Com a mesma finalidade e eficácia, o lenço umedecido é mais prático e simples de ser transportado, sem o risco de derramar. Além de higienizar as mãos, ele facilita a desinfecção de superfícies, como celulares, teclados, maçanetas e vasos sanitários.
Algumas marcas, como a Asseptgel e a Coperalcool, confeccionam o lenço umedecido com outros produtos que ajudam a hidratar e perfumar as mãos, por exemplo.
Lenços Umedecidos Álcool 70% - 40 unidades
Lenços Umedecidos Álcool 70% - 100 unidades
Lenços Umedecidos Álcool 70% - 35 unidades
5. Tecidos antivirais
Para finalizar a lista, os famosos tecidos antivirais, que têm sido bastante falados. Devido a possível transmissão do novo coronavírus em superfícies, diversas lojas de vestuários do país, como C&A, Aramis e Centauro estão vendendo esses tipos de peças, que prometem eliminar qualquer agente patógeno em contato com o pano em questão de minutos, protegendo a pessoa.
Basicamente, há duas maneiras de fabricação das roupas: uma é quando o tratamento é feito no tecido ou na roupa pronta, com a inserção de um aditivo com nanopartículas de prata e veículo biológico; a outra forma é utilizando um aditivo com características similares no momento da fabricação do item.
Camiseta masculina antiviral básica manga curta gola careca
Camiseta Fila Bio Antiviral
Camisa manga longa antiviral em malha
Blusa feminina esportiva antiviral
Uso consciente!
De acordo com a infectologista do Hospital Águas Claras, Ana Helena Germoglio, não existe qualquer recomendação para o uso de materiais com suposta ação virucida vinda dos órgãos regulamentadores, como Anvisa, CDC e OMS. “Independente de funcionar ou não, devemos lembrar que a maior contaminação do coronavírus se dá por inalação de gotículas ou por contato das mãos contaminadas à face. Alguns tecidos têm, sim, a capacidade de ser hidrorepelentes ou antivirais, entretanto, seu uso precisa ser consciente, pois requerem controle sobre o número de lavagens que suportam e necessitam de validação laboratorial”, alerta.