5 práticas que podem ajudar a lidar melhor com a ansiedade
Veja dicas de livros para lidar melhor com a ansiedade e maneiras de diminuir seu impacto no cotidiano
atualizado
Compartilhar notícia
A ansiedade, também chamada de “o mal do século”, cresce a cada ano. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 18,6 milhões de brasileiros sofrem com a doença.
Desencadeada por fatores como estresse, trauma, abuso de substâncias e genética, a ansiedade é um mal invisível, que atrapalha o cotidiano do paciente e possui sintomas como tremores, sudorese excessiva, tontura e dificuldade para dormir.
Para ajudar a lidar com os sintomas e causas da ansiedade, conversamos com Blenda Marcelletti de Oliveira, doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, que afirma que, em casos mais leves, é possível aprender a lidar com a doença. Para isso, algumas pequenas atitudes no cotidiano podem realmente fazer uma diferença imensa, evitando ou diminuindo os sinais de ansiedade.
A especialista pontua 5 dicas práticas que qualquer pessoa pode aplicar no cotidiano. Confira:
1 – Respiração alongada
A respiração alongada é uma técnica simples e eficiente que uma pessoa ansiosa pode usar para acalmar a mente. “O ideal é inspirar e expirar calmamente e pausadamente pelo menos três vezes seguidas. O cérebro precisa de oxigênio e esse exercício ajuda na concentração. É uma técnica que não tem contraindicação”.
2 – Pequenas pausas na rotina
Reservar alguns minutos em várias partes do dia para você respirar calmamente e tomar um chá, fazer algo que gosta por alguns minutos, pode ajudar a não alimentar o ciclo da ansiedade. Ter tempo para relaxar, ler um livro ou ouvir música são atitudes diárias essenciais para a saúde mental.
3 – Detox digital
Sim, ficar conectado o tempo todo pode ser prejudicial à saúde. É importante separar algumas horas do dia para deixar o smartphone de lado e focar em outros afazeres que promovem o autocuidado. “As redes sociais impõem um ideal. Você vê ali pessoas e fotos incríveis, se compara com aquilo e não considera sua própria realidade e nem sabe o que acontece nos bastidores da vida daquelas pessoas que aparentam felicidade na rede. Cuidado com isso e tenha mais tempo para o real”.
4 – Organize sua rotina
Organizar suas tarefas e ter uma agenda semanal equilibrada pode aliviar a ansiedade. Não deixe todas as informações e compromissos na cabeça, busque enxergar sua semana, seu mês e ir encaixando conforme sua produtividade e necessidade e coloque na agenda de papel ou digital.
“É importante saber o que é urgente, o que pode e deve ser feito ali no momento. Porém, é preciso também enxergar a médio e longo prazo. O mundo está imediatista e a ansiedade também está associada a isso”, comenta a especialista.
5 – Faça alguma atividade física
Praticar atividade física é fundamental para o organismo, inclusive porque libera substâncias importantes para o bem-estar, como a endorfina. Esse é um recurso que deve ser avaliado de acordo com as condições pessoais de cada um, mas são indispensáveis para aliviar os sintomas da ansiedade.
Independentemente das técnicas, Blenda ratifica que é fundamental o acompanhamento psicológico e só o especialista que atende o paciente consegue encontrar caminhos alternativos e eficientes para que a pessoa lide melhor com a ansiedade de acordo com suas condições e necessidades.
Para te ajudar a enterder melhor o que é e como lidar com a ansiedade, separamos 7 livros muito úteis sobre o tema. Confira!