15 produtos para higienizar e livrar o carro da sujeira interna
O Metrópoles vai te ajudar a deixar o veículo limpo, cheiroso e com aparência de novo
atualizado
Compartilhar notícia
Em tempo de coronavírus, muitas pessoas têm se preocupado com a higienização das mãos, o uso da máscara e o distanciamento social. Tudo isso para tentar manter o vírus longe. Porém, um local muito utilizado tem sido pouco cuidado, o interior do carro. Antes mesmo da pandemia, o perigo já era enorme. Segundo um estudo da Universidade de Queen Mary, em apenas 6,45cm² do interior do carro conta, em média, com 700 tipos diferentes de bactérias. Já um levantamento feito pela Universidade de Nottingham, na Inglaterra, encontrou bactérias que podem causar pneumonia e diarreia em amostras retiradas do volante, freio de mão, câmbio e bancos.
Agora, com a Covid, a preocupação com saliva, espirros e tosses no interior do veículo aumenta, implicando em uma higienização mais frequente do veículo. Entretanto, você precisa estar atento no que utilizar na limpeza para não danificar o automóvel. Para ajudar nisso, o Metrópoles separou 15 produtos para deixar o carro limpo, cheiroso e seguro.
Aspirador de pó portátil
Para começar, retire todos os itens do interior, assim você terá uma ideia do que será mantido e o que poderá ser descartado. Após essa parte, passe um aspirador portátil por todo automóvel: estofado, teto, carpete e painel. Com o equipamento, grande parte da sujeira visível e grossa será coletada, como pedaços de comida, farelos de biscoito, poeira da rua.
Limpador de estofado
Após o aspirador de pó, espirre o produto de limpeza em um pano úmido e passe em toda superfície. Em bancos de tecido é preciso ficar ainda mais atento, pois o líquido é rapidamente absorvido, o que pode dificultar a secagem se não for bem feito. Já em bancos de couro, o ideal é passar o pano umedecido com o produto ou, até mesmo, detergente neutro, e esfregar. Após o processo, só retirar o excesso com pano seco. Evite passar álcool, pois pode facilitar a rachadura. Além disso, é recomendável realizar a hidratação uma vez por semestre.
Silicone para painel
Fique atento ao painel, parte que recebe muito sol e poeira. Uma boa alternativa para deixa-lo novinho em folha é opte por produtos com silicone, pois retiram as rachaduras e ainda dão brilho. Porém, é importante passar um pano úmido por todo local antes da aplicação, assim a duração do silicone será maior.
Silicone em gel (clique na imagem para saber mais)
Silicone em spray (clique na imagem para saber mais)
Cuidados com o volante
O volante é, sem dúvidas, o local em que o motorista mais encosta, sendo também onde há mais acúmulo de bactérias e sujeiras. Mas, como então devemos higieniza-lo? Da forma mais simples: com água. Isso mesmo! Você só precisa de um paninho de microfibra e H2O. Isso porque produtos abrasivos podem danificar o material que o reveste. Utilizar uma capa também é uma boa alternativa para deixa-lo sempre novo.
Limpa vidro
A solução para evitar com que o vidro embace com maior frequência é utilizar um bom limpa vidros, que elimina a gordura impregnada, e um pano de microfibra. Simples assim.
Lavar tapete é facinho
Os tapetes de borracha, que você retirou lá na primeira etapa, podem ser lavados com um detergente neutro e uma escova. Se for carpete, utilize o aspirador de pó e um pano úmido com produtos de limpeza sem amônia. Importante! Espere os tapetes secarem antes de recoloca-los!
Ventilação
Agora, que o carango está limpo e cheiroso, deixe-o aberto por, pelo menos, 1 hora. Assim, ele poderá secar completamente de forma natural, evitando ainda aqueles cheiros desagradáveis (piores até os que estavam) ou até mofar.