10 protetores solares, com FPS de 30 a 99, para curtir a praia sem medo
O filtro solar evita envelhecimento precoce e previne contra o câncer de pele. Marcas como Loréal Paris, La Roche Posay e Vichy se destacam
atualizado
Compartilhar notícia
Reduz manchas, retarda o envelhecimento e previne contra o câncer de pele. O protetor solar é um item cada vez mais presente na vida das pessoas e deve fazer companhia tanto em dias ensolarados como em períodos nublados e chuvosos. Na praia, a atenção precisa ser redobrada para evitar queimadura e insolação. O Metrópoles selecionou os melhores produtos de 2020 para todas as ocasiões.
Com destino à praia, ou não, o uso do protetor solar é indispensável ao brasileiro. O creme, spray ou gel solar protege a pele contra efeitos nocivos dos raios solares ultravioletas A e B (UVA e UVB) e luzes artificiais. Além disso, diminui a flacidez, devendo ser aplicado todos os dias a cada quatro horas e antes de qualquer maquiagem. Já para quem tem a pele mais sensível ou quando o corpo fica mais suado que o normal, especialistas recomendam a reaplicação a cada duas ou três horas.
UVB: atinge a camada mais superficial da pele, provocando queimaduras e vermelhidão. O Fator de Proteção Solar protege contra eles (exemplo: se for FPS 30, protege 30 vezes mais).
UVA: atinge camadas mais profundas, provocando o envelhecimento precoce da pele e danos irreversíveis, como o câncer de pele. Fator de Proteção Ultravioleta A protege contra eles (exemplo: se for FPUVA 10, protege 10 vezes mais).
Protetor solar diário
O Brasil é um país tropical, ou seja, faz sol todos as estações do ano. Assim, o filtro solar deve ser um grande aliado da população todos os dias. De acordo com o dermatologista do Hospital Brasília, no Lago Sul, Eugênio Reis, um em cada três tumores malignos diagnosticados são de pele. “A exposição desprotegida ao sol é o principal fator de risco relacionado ao surgimento dessas lesões”, destaca.
O doutor alerta que peles mais sensíveis ou que apresentem algum tipo de doença devem ser hidratadas com FPS acima de 60. “Existem protetores cuja composição tem medicamento, hidratante, antioxidantes e clareadores. Isso colabora para o tratamento de outros problemas cutâneos que o paciente precisa tratar”, acrescenta.
Marcas recomendadas pelo Dr. Eugênio Reis:
- Loréal Paris;
- La Roche Posay;
- Vichy;
- SkinCeuticals;
- Johnson & Jhonson;
- Minesol;
- Neutrogena;
- Bioderma;
- Isdin;
- Mantecorp Episol.
Mais de 60% dos brasileiros não usam filtro solar
Com variedade de opções, o protetor solar também previne contra a acne solar. No entanto, os raios do sol não são apenas vilões. Eles podem ser benéficos à pele quando aproveitados nos horários certos do dia, proporcionando vitamina D ao organismo. Especialistas afirmam que as pessoas devem evitar entrar em contato com o sol entre o período de 10h às 16h, pois é mais nocivo.
De acordo com dados de pesquisa realizada pelo Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 63,05% dos brasileiros não usam loção solar. Em dezembro de 2019, quase 23 mil pacientes foram atendidos em serviços de saúde do país. Desse total, 4.197 pessoas foram diagnosticadas com câncer de pele.
Pele saudável
Para manter uma pele bonita e saudável, é necessário utilizar corretamente o filtro solar. O mínimo FPS aceitável é o fator 30. O creme deve ser de qualidade e ser espalhado por todo o corpo, incluindo rosto, orelhas, pés e pescoço. O doutor Eugênio Reis afirma que o ideal é uma colher de chá para cada região do corpo.
Confira 10 protetores solares mais indicados por dermatologistas: