Instagram apresenta instabilidade nesta quarta-feira (15/1)
A rede social Instagram está apresentando instabilidades, com usuários reportando diversos erros na plataforma
atualizado
Compartilhar notícia
O Instagram está apresentando instabilidade nesta quarta-feira (15/1). O aplicativo de imagens tem enviado mensagens de erros para os usuários que tentam atividades simples, como postar fotos e vídeos, curtir ou compartilhar conteúdos.
De acordo com o site Downdectetor, que monitora instabilidades em redes sociais, por volta das 11h, o número de problemas reportados sobre o aplicativo disparou.
No X, vários usuários estão relatando problemas com o Instagram. “O Instagram” e “Caiu” viraram os temas mais comentados das redes sociais nesta quarta-feira.
Mudanças na Meta
- O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou no dia 7 de janeiro, que as redes sociais da empresa – WhatsApp, Instagram e Facebook – deixarão de usar o seu programa de checagem de fatos para adotar as “notas de comunidade”.
- O novo sistema é semelhante ao implementado pela rede social X, o antigo Twitter, de Elon Musk.
- “É hora de voltar às nossas raízes em torno da liberdade de expressão. Chegou a um ponto em que há muitos erros e muita censura. Estamos substituindo os verificadores de fatos por ‘notas da comunidade’, simplificando nossas políticas e nos concentrando na redução de erros. Estamos ansiosos por este próximo capítulo”, afirmou o CEO.
- A Advocacia-Geral da União (AGU) questionou as mudanças nas diretrizes da empresa. A Meta respondeu à solicitação.
- A AGU informou que a resposta da Meta será debatida com a participação de representantes das pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR).
Fim dos filtros
- Após enfrentar diversas críticas sobre os possíveis danos causados pelos filtros, o Instagram decidiu desativar essa funcionalidade no aplicativo.
- Nessa terça-feira (14/1), Instagram, Messenger e Facebook removeram todos os filtros criados por usuários.
- “Esta decisão faz parte de nossos esforços maiores para priorizar os produtos que acreditamos que atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes. Estamos comprometidos em tornar essa transição o mais suave possível”, justificou a empresa.