metropoles.com

TJDFT mantém preso homem que matou mulher a facadas: “Ousadia ímpar”

Valdemir Pereira da Silva Junior teve a prisão em flagrante convertida para preventiva. Ele cumpria prisão domiciliar quando cometeu o crime

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Junio Valdemir
1 de 1 Junio Valdemir - Foto: null

A prisão em flagrante de Valdemir Pereira da Silva Júnior, que matou a ex-mulher Leidenaura Moreira Rosa da Silva durante um churrasco no domingo (6/6), foi convertida em preventiva após audiência de custódia realizada nesta terça-feira (8/6). Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o criminoso cumpria prisão domiciliar.

O juiz que avaliou o caso considerou que o contexto em que o crime ocorreu demonstra “especial periculosidade, desprezo pela vida humana e ousadia ímpar”, o que torna necessária a manutenção da prisão do autor.

Segundo o magistrado, além do crime ocorrido no final de semana, Valdemir possui condenação anterior por tráfico de drogas. “Na espécie, a condenação anterior não bastou para frear seu ímpeto delituoso. Ressalte-se, outrossim, que o custodiado se encontra em cumprimento de pena, consubstanciada em prisão domiciliar, e, não obstante, voltou a delinquir”, ponderou.

Desse forma, o responsável pelo caso disse que há necessidade de manter o criminoso preso “prevenindo-se a reiteração delitiva e buscando também assegurar o meio social, e a própria credibilidade dada pela população ao Poder Judiciário”, afirmou.

“Os fatos apresentam extrema gravidade concreta, porquanto o custodiado, com intenção homicida, teria desferido diversas facadas na vítima, sua companheira, (…), golpes que, prima facie, foram a causa de sua morte, comportando-se de modo extremamente agressivo, em virtude de ciúme”, afirmou.

O inquérito policial será encaminhado para o Tribunal do Júri de Planaltina, onde o processo irá tramitar.

5 imagens
Leidenaura Moreira Rosa da Silva
Valdemir Pereira da Silva Júnior
Valdemir Pereira da Silva Júnior
Valdemir Pereira da Silva Júnior
1 de 5

Valdemir Pereira da Silva Júnior

2 de 5

Leidenaura Moreira Rosa da Silva

Reprodução/Facebook
3 de 5

Valdemir Pereira da Silva Júnior

4 de 5

Valdemir Pereira da Silva Júnior

5 de 5

Valdemir Pereira da Silva Júnior

O feminicídio

Preso em flagrante após matar a companheira a facadas, Valdemir, 30 anos, deu detalhes sobre a sua versão dos fatos ao policiais. O homem relatou que descobriu por “um passarinho verde” que havia sido traído pela mulher. Ele foi detido pela Polícia Militar e conduzido à 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina), responsável pela investigação.

Segundo Júnior, o casal estava junto havia nove anos. O homem detalhou que, no sábado (5), eles estavam bebendo na casa do vizinho, quando escutou a sua esposa falando dele para os convidados. O homem disse que percebeu algo estranho, pois os colegas olhavam para ele e sorriam. Entretanto, não entendia o motivo.

O autor contou que sua companheira falou que ele não prestava pois quem pagava as contas da casa era ela. Relatou que “aguentou tudo calado”. No domingo (6), o casal recebeu amigos para um almoço. Júnior disse que o pivô da suposta traição apareceu e sentou ao lado de sua mulher.

Segundo o autor, a companheira chegou a passar a língua nos lábios ao ver o homem. Ao presenciar a suposta cena, Júnior disse que ficou “cego”, “não aguentou tanta humilhação” e resolveu pegar uma faca para matar o rival. O homem o viu saindo da cozinha com uma faca na mão e fugiu. Ele conta que a mulher entrou no meio para tentar impedi-lo e foi aí que Júnior a esfaqueou por três vezes no tórax, pescoço e barriga.

Depois de golpeá-la tentou correr atrás do homem, mas foi impedido pelos convidados da sua casa. Uma vizinha entrou no meio da confusão e foi ferida na mão. Por fim, o autor disse que foi espancado e só parou de apanhar quando chegou a Polícia Militar. Destacou que confessou para a PMDF que matou a esposa, estava arrependido e podia ser preso.

O feminicídio foi registrado por volta das 15h30. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) foi chamado, mas, quando chegou ao endereço, os moradores haviam levado a vítima ao hospital.

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Leidenaura chegou à unidade de saúde, mas sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

Os bombeiros também precisaram atender o Valdemir Júnior, que foi agredido pela vizinhança após o feminicídio. Apesar de algumas escoriações, o homem não precisou ser levado ao hospital. Ele acabou preso em flagrante e levado para a 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina), que investiga o caso.

Comportamento agressivo

O comportamento agressivo de Valdemir não foi algo inédito. Uma ocorrência registrada em 2020 mostra que o autor do feminicídio já fazia ameaças contra a mulher.

O caso ocorreu no dia 11 de junho do ano passado. A Polícia Militar do DF (PMDF) foi acionada para atender uma denúncia de violência doméstica. Ao chegar no local, os militares foram informados pela própria Leidenaura que Valdemir a havia ameaçado e ofendido por estar bêbado.

Conforme relato dela, o companheiro costumava ficar transtornado quando fazia uso de bebidas alcoólicas, mas “que, geralmente, é uma pessoa tranquila”. Neste caso específico, Valdemir chegou em casa dizendo: “Desgraça, sai fora daqui todo mundo, senão vou pegar um por um”. Ele ainda subiu no muro e caiu no chão.

Na época, ela disse que não queria prejudicar o marido e, por isso, não prosseguiu com a queixa criminal contra ele e nem pediu medida protetiva. A vítima assinou um termo de renúncia e todos os envolvidos foram liberados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?