metropoles.com

Cinco homens foram presos por importunação sexual em Salvador

Circuito Barra-Ondina registrou pelo menos três das prisões no período de Carnaval. SSP-BA também combateu violência doméstica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Brasília (DF), 28/02/2019  – Evento: Carnaval no Parque Anitta e Alok –  Local Estacionamento 9 parque da cidade  Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 28/02/2019 – Evento: Carnaval no Parque Anitta e Alok – Local Estacionamento 9 parque da cidade Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou balanço sobre as violências cometidas contra mulheres durante o Carnaval em Salvador. Segundo o órgão informou nesta terça-feira (5/3), cinco homens foram presos em flagrante pelo crime de importunação sexual, lei sancionada no ano passado. A informação é do jornal O Globo.

Os homens foram denunciados pelas vítimas por assédio pelo uso da força e levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil. A detenção de um deles, Daniel Pindobeira de Souza, ocorreu no circuito Barra-Ondina durante a madrugada de segunda-feira (4).

Ele tentou tocar o rosto, sentar no colo, acariciar e puxar a mão de uma mulher. Pindobeira também agrediu um policial que tentou conter os abusos.

Jailson Magalhães Ribeiro e Silvio Claudio Leite foram detidos no domingo (3). Autuado em flagrante, o primeiro tocou as nádegas de uma mulher. O segundo foi acusado de perseguir outra e se encostar nela “de forma libidinosa” no Circuito Campo Grande, informou a Secretaria.

Os outros dois registros ocorreram no sábado (2), na região do Barra-Ondina. Djalma da Rocha Cardoso Neto foi acusado de tentar beijar uma mulher à força e agredir o namorado dela. Já Daniel Santana Santos colocou as pernas por cima de uma mulher que estava descansando na calçada.

Repressão no Carnaval
A delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Periperi, Simone Moutinho, descreveu alguns dos comportamentos que podem ser enquadrados como assédio e importunação sexual. “As cantadas pejorativas, beijos roubados, apalpar ou passar a mão em qualquer parte do corpo sem a autorização da mulher são condutas delituosas”, listou a delegada.

Além das prisões enquadradas na nova lei, os três postos da Deam registraram mais de 20 casos de violência doméstica e seis homens foram presos em flagrante. De quinta-feira (28/2) até essa segunda (4), tiveram 26 ocorrências, incluindo 13 registros de lesão corporal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?