William e Harry prestam homenagem emocionante ao avô, príncipe Philip
Membros da família real usaram perfis nas redes para publicar relatos comoventes sobre o duque de Edimburgo, que faleceu nessa sexta (9/4)
atualizado
Compartilhar notícia
O príncipe William abriu o coração pela primeira vez sobre a morte do avô, príncipe Philip, em uma homenagem emocionante publicada em sua página oficial do Instagram, a Kensington Palace. Nesta segunda-feira (12/4), o futuro rei da Inglaterra escreveu um longo agradecimento ao duque de Edimburgo, que faleceu na última sexta-feira (9/4), aos 99 anos.
“Sinto-me sortudo por não ter apenas o seu exemplo para me guiar, mas também a sua presença duradoura na minha própria vida adulta – tanto nos momentos bons como nos dias mais difíceis”, escreveu o herdeiro do trono britânico.
O relato carinhoso veio acompanhado de uma foto do marido da rainha Elizabeth II ao lado do bisneto e primogênito de William, o pequeno George. O duque de Cambridge também ressaltou e agradeceu o carinho do duque de Edimburgo com Kate Middleton e os filhos.
“Sempre serei grato por minha esposa ter tido tantos anos para conhecer meu avô e pela gentileza que ele demonstrou com ela. Nunca vou dar por garantidas as memórias especiais que meus filhos sempre terão do seu bisavô vindo buscá-los em sua carruagem e vendo por si mesmos seu contagiante senso de aventura, bem como seu malicioso senso de humor!”, continua o texto.
Ver essa foto no Instagram
No sábado (10/4), William cancelou sua participação na cerimônia do BAFTA, em luto pela morte do príncipe Philip. Ele faria um discurso virtual durante a premiação, conhecida como o Oscar britânico, sobre o período difícil que a indústria cinematográfica enfrenta por causa da pandemia de Covid-19. Ao lado da figurinista Jenny Beavan e da maquiadora Sharon Martin, o neto da rainha Elizabeth apontaria a superação de seus trabalhadores em um ano complicado.
“O meu avô foi um homem extraordinário e parte de uma geração extraordinária. Catherine e eu continuaremos a fazer o que ele gostaria e apoiaremos a Rainha nos próximos anos. Eu sentirei falta do meu avô, mas sei que ele gostaria que nós continuássemos com o trabalho”, conclui a homenagem.
Ótimo churrasqueiro e bem-humorado
Príncipe Harry e Meghan Markle expressaram a admiração por Philip no site da instituição do casal, Archewell, em um relato íntimo e bem-humorado, logo após a publicação do duque de Cambridge.
“Meu avô era um homem de serviço, honra e muito humor. Ele era autenticamente ele mesmo, com uma sagacidade seriamente afiada e podia prender a atenção de qualquer um devido ao seu charme – e também porque você nunca sabia o que ele poderia dizer a seguir. Ele será lembrado como o consorte reinante mais antigo da monarquia, um soldado condecorado, um príncipe e um duque. Mas para mim, como muitos de vocês que perderam um ente querido ou avô, ele era meu avô: mestre do churrasco, lenda da brincadeira e atrevido até o fim”, elogiou.
“Ele tem sido uma rocha para sua majestade a rainha com uma devoção incomparável, ao lado dela por 73 anos de casamento, e embora eu pudesse continuar, sei que agora ele diria a todos nós, com a cerveja na mão: ‘vá em frente!’.”
Assim como William, Harry também exaltou o bom relacionamento de Philip com a esposa dele, Meghan. “Vovô, obrigado pelo seu serviço, sua dedicação à vovó, e por sempre ser você mesmo. Você fará muita falta, mas sempre será lembrado – pela nação e pelo mundo. Meghan, Archie e eu, assim como sua futura bisneta, sempre teremos um lugar especial para você em nossos corações.”
O príncipe, que agora vive nos Estados Unidos, partiu para o Reino Unido para acompanhar o funeral acompanhado da família. Esta será a primeira vez que o duque de Sussex retorna ao território britânico desde a polêmica entrevista à Oprah. A ex-atriz de Hollywood não acompanhou o marido na viagem para a Inglaterra.
Mensagens de carinho
Durante o fim de semana, toda a família enalteceu o legado importante deixado por Philip. No sábado (10/4), o príncipe Charles afirmou que anto ele quanto o restante da família “sentem muita falta” do seu pai, a quem ele descreveu como sendo uma “pessoa muito especial”.
Durante uma missa realizada nesse domingo (11/4), o Príncipe Andrew acrescentou que a morte do Duque de Edimburgo deixou “um grande vazio” na vida da Rainha Elizabeth II, que era casada com ele há 73 anos.