Whey, creatina, glutamina e albumina: qual usar para ganhar massa?
Os suplementos alimentares podem ajudar a melhorar o desempenho na prática esportiva, porém é necessário avaliar a necessidade do uso
atualizado
Compartilhar notícia
Quem pratica atividade física costuma fazer o uso de suplementos alimentares para melhorar o desempenho e aumentar a massa muscular. Dentre as diversas opções disponíveis no mercado, o whey protein, a creatina, a glutamina e a albumina se destacam e são queridinhas entre os profissionais da saúde. Mas, qual a diferença entre elas? É recomendado ingeri-las ao mesmo tempo?
De acordo com a nutricionista Thaiz Brito, o whey protein é um tipo de proteína do soro do leite, um composto com alta concentração de aminoácidos essenciais, ou seja, substâncias que não são produzidas pelo corpo. Ele é uma excelente fonte de diferentes tipos de aminoácidos para a dieta.
“O whey protein é utilizado para potencializar a ingestão proteica do dia, sendo uma fonte de proteína mais prática, já que pode ser consumido como shakes ou até adicionados às frutas, substituindo o consumo de uma carne, por exemplo”, explica Thaiz.
A creatina, por sua vez, é uma substância produzida no corpo por três aminoácidos: lisina, metionina e arginina. No entanto, ela também é formulada artificialmente para ser usada como suplemento, apresentando vantagens na produção de energia muscular.
Já a glutamina é um aminoácido produzido de forma abundante no organismo, que ajuda a compor proteínas do corpo. A substância, segundo a nutricionista, também está presente em alguns alimentos, como carne, queijo, ovo, tofu, leite, beterraba e leguminosas.
“A glutamina atua principalmente na massa muscular, no sistema imunológico e no intestino. Além disso, ela tem relação direta como fonte energética das células do intestino. Porém, não há evidências que suplementar glutamina traz esses benefícios para o corpo”, esclarece Thaiz.
Como usá-los
De acordo com a nutricionista, os três suplementos podem ser consumidos juntos. No entanto, é necessário avaliar a real necessidade do uso. A escolha entre os compostos vai depender de cada indivíduo e de seus objetivos: emagrecer ou ganhar peso.
“Enquanto o whey se trata de uma proteína completa, que contém, inclusive, a glutamina, a creatina pode ser usada para melhorar a energia muscular, com seus benefícios já comprovados. Já a glutamina é um aminoácido específico que já está presente no whey e em outros alimentos”, diz Thaiz.
E a albumina?
A albumina se tornou um suplemento reconhecido para o consumo, oferecendo diversos benefícios para a saúde devido a sua composição de aminoácidos essenciais e não essenciais. Além de ser uma alternativa ao consumo do ovo ou da clara na forma cozida, a proteína, que também é produzida pelo organismo, promove a sensação de saciedade.
“A albumina apresenta um melhor custo quando associamos a qualidade dos aminoácidos disponíveis ao valor da suplementação”, explicou o doutor em ciências de alimentos, Carlos Eduardo Rocha Garcia, ao Globo Esporte. Leia a matéria completa aqui.