Vamos às compras de Natal? Confira este guia e fuja do óbvio
Que tal, neste fim de ano, consumir com mais consciência, valorizando produtores locais, pequenos empreendimentos e itens da nossa região?
atualizado
Compartilhar notícia
É dezembro! Começou a temporada de repor o estoque de amor e de solidariedade, além de calibrar as relações afetivas com família e amigos. Época também de presentear pessoas queridas, confraternizar na firma e por aí vai. Sem falar nas celebrações ao redor de mesas fartas e saborosas!
Já pensou que legal aliar o gesto de presentear à prática do consumo consciente, valorizando produtos locais, empreendimentos e itens da nossa região? Preparar as ceias com alimentos orgânicos, cultivados bem pertinho da gente e por pequenos agricultores? Então confira este guia de consumo consciente no Natal, preparado especialmente para o Metrópoles.Com as dicas abaixo, você poderá se juntar à legião de brasileiros que, a cada ano, contribuem para o bom desempenho desse tipo de consumo no país – conforme revela pesquisa conjunta da SPC Brasil e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em levantamentos feitos durante 2015 e 2016. No ano passado, cresceu o número de cidadãos (51%, contra 33% em 2015) decididos a refletir mais sobre as consequências de uma compra antes de concretizá-la, além de considerar previamente os impactos sociais, ambientais e econômicos de sua escolha.
Lojas colaborativas
Se você não está interessado em bater perna em busca de opções de presentes, as lojas colaborativas foram feitas pensando nisso. Elas chegaram, inclusive, aos principais shoppings da cidade e oferecem uma variedade de peças de moda, decoração e design feitas por produtores locais e de outros estados. Não faltam mimos originais e criativos.
➜ A Lojinha da Virada Verde – Ponto de encontro de artistas, integrantes de ONGs, chefs e designers do Distrito Federal e do Centro-Oeste compromissados com o consumo consciente, a preservação da natureza e a valorização do trabalho autoral e local. Antes de ser uma loja tradicional, desde abril de 2016, funcionou em formato de feira e loja temporária.
Contatos:
Facebook
Instagram
CLSW 301, Bloco B, Loja 64 – Sudoeste
➜ Banca da Conceição – Um lugar para se sentir mais brasiliense, o estabelecimento reúne livros, fotos, lembranças, roupas e acessórios inspirados em Brasília. É uma das menores bancas de jornais e revistas do Plano Piloto, localizada na 308 Sul, quadra-modelo da cidade. A dona da banquinha é a jornalista Conceição Freitas, quem tem a capital federal como moradia, inspiração e sentido para tudo que escreve.
Contatos:
Facebook
Instagram
SQS 308 (entrada da residencial) – Asa Sul
➜ Cria Brasília – Coletivo de criadores de Brasília, com marcas de moda, design, arte e joalheria. Prioriza matérias-primas e mão de obra locais, valorizando os aspectos culturais da nossa cidade.
Contatos:
Facebook
Instagram
Liberty Mall – Via W1 Norte, S/N – Asa Norte
➜ Endossa Loja Colaborativa – Foi a primeira loja colaborativa do Brasil e de Brasília. Criada em São Paulo, no ano de 2007, chegou à nossa capital em 2012. Tem três unidades aqui no Quadradinho: Asa Sul, Asa Norte e shopping CasaPark. A pioneira é a da Asa Sul, que, com mais de 100 caixinhas, já abriu espaço para mais de mil marcas venderem seus produtos. Depois veio a da Asa Norte, em abril de 2016, disponibilizando acima de 110 caixinhas para exposição. Desde novembro, tem uma unidade no CasaPark, onde ficará até janeiro de 2018.
Contatos:
Instagram
Facebook Asa Sul
Asa Sul – SCLS 306, Bloco A, Loja 30
Facebook Asa Norte
Asa Norte – SCLN 310, Bloco C, Lojas 14-20
Facebook CasaPark
CasaPark (loja pop-up) – SGCV Sul, Lote 22
➜ Loja Do Meu Jeito – Reúne acessórios, roupas, artesanato, artigos para bebê, presentes criativos e personalizados.
Contatos:
Facebook
Instagram
CLS 404, Bloco A, Loja 13 – Asa Sul
➜ Mercado Cobogó – A loja com a árvore mais bonita da Asa Norte é um endereço cheio de charme e estilo, que reúne pessoas descoladas e antenadas com o consumo consciente. Até o dia 21 de dezembro, está rolando o Natal no Cobogó, com uma programação especial.
Evento: Natal no Cobogó
Até 21 de dezembro
SCRN 704/705, Bloco E, Lojas 51/56 – Asa Norte
➜ Natural de Brasília Design Store – Pelo terceiro ano consecutivo, o laboratório de turismo criativo Experimente Brasília monta uma loja temporária durante o final do ano, no Liberty Mall, para trazer o melhor do design brasiliense em um só lugar: móveis, arte, moda, joalheria, fotografias e decoração. Nesta temporada, o espaço funcionará até o dia 2 de janeiro.
Contatos:
Facebook
Instagram
Liberty Mall – SCN, Quadra 2 – Asa Norte
➜ Nós – Mercado Criativo – Apresenta produtos autorais, artesanais e com identidade própria, valorizando os designers locais e a mão de obra da cidade. A primeira loja da marca abriu em abril de 2016, no comércio local da Asa Norte. Naquele Natal, abriu uma pop-up (loja temporária) no Iguatemi Brasília. O sucesso foi tanto que não saiu mais de lá. Este ano, fixou endereço em mais dois pontos: Brasília Shopping e Repubblica Anticafe. Neste mês, passa a funcionar no shopping DF Plaza, em Águas Claras.
Contatos:
Instagram
Facebook
Shopping Iguatemi – SHIN CA 4, Lote A, Piso Térreo, Loja 44 – Lago Norte
Brasília Shopping – SCN Quadra 5, Bloco A, Piso 1, Loja 62 S – Asa Norte
DF Plaza – Rua Copaíba, Lote 1, Loja 7, Térreo – EPTG/Águas Claras
Repubblica Anticafe – SCRN 708, Bloco D, Loja 6 – Asa Norte
➜ Nostra Loja Colaborativa – Abriu as portas em 9 de dezembro, no ParkShopping. Criada para oferecer a artesãos, artistas, designers e estilistas a oportunidade de expor e vender produtos em shopping. Reverte parte das receitas mensais para instituições de caridade selecionadas pelo melhor expositor do mês.
Contatos:
Facebook
Instagram
ParkShopping – SMAS, Trecho 1, Loja 210 – Guará
Feiras
A cidade está repleta de feiras de produtores independentes, uma ótima pedida para quem quer fugir de shoppings lotados. Na minha página, Iara Vidal, você encontra um calendário com mais eventos ligados ao consumo consciente em Brasília.
➜ Liga-Pontos – A feira foi criada pela Pântano de Manga, marca de moda e design brasiliense, para ser um espaço de exposição e venda de design autoral de Brasília. A primeira edição foi realizada em maio de 2013 e, ao longo desses quatro anos, não parou de crescer. Dia 17 de dezembro, será realizada a 17ª edição, e já tem lugar cativo no calendário de eventos do Quadradinho. Agora, será em novo endereço, na Praça Central da SQN 410.
Contatos:
Instagram
E-mail: pantanomanga@gmail.com
Evento: 17ª Liga-Pontos
Domingo, 17 de dezembro, das 15h às 21h
SQN 410 – área residencial
Entrada franca
Classificação: livre
Organização: Pântano de Manga
➜ TRANS.PA.REN.TE – Mercado mensal de produtos autorais que oferece design brasileiro, artesanato contemporâneo, moda, arte, joalheria e inovação, com o objetivo de mostrar os trabalhos de criadores regionais e convidados, e direcionar o olhar do consumidor para negócios locais. Promove também oficinas, palestras, intervenções artísticas, debates e instalações. A quinta edição do TRANS.PA.REN.TE ocorre junto com o 6º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem. O festival ocupa o Cine Brasília até 17 de dezembro e traz o tema “construir realidades”: os filmes selecionados para esta edição, em vez de apenas apontarem os problemas da sociedade, sugerem caminhos, alternativas, e instigam novas reflexões. A programação do Curta Brasília é gratuita e conta com debates e ambiente para o cinema de realidade virtual, além das exibições de filmes.
Evento: MERCADO TRANS.PA.REN.TE
De 14 a 17 de dezembro, das 16h às 23h
Cine Brasília – EQS 106/107 – Asa Sul
Adequado para crianças
➜ Feira de Vinil do Conic – Reúne as principais lojas de vinil de Brasília, como a Funhouse Discos, Marcondes & Co. e Givaldo Discos, com cerca de 15 mil bolachões à venda – desde raridades de jazz, blues, reggae, heavy-metal, eletrônico, soul, passando pelos clássicos do rock e música brasileira até as promoções de R$ 5 e R$ 10. Também terá diversos coletivos, exposição de arte, cerveja artesanal, comidinhas e DJs tocando só vinil. Enquanto isso, no Teatro Dulcina, haverá espetáculos gratuitos da 26ª Mostra Dulcina de Artes.
Evento: Feira de Vinil do Conic
Sábado, 16 de dezembro, das 9h às 19h
Sub Dulcina – SDS, Conic
Faça você mesmo
Costurar, crochetar e bordar, fazer a própria joia… Além de total sintonia com o consumo consciente, essas práticas são uma excelente forma de relaxar e exercitar o lúdico. Espia só as alternativas de cursos:
➜ Costuras e Vinil – O ateliê-escola ministra cursos para quem quer aprender algo novo e respeitar o próprio tempo. Serve até para quem nunca viu uma máquina de costura. Com o bônus de aprender a arte de transformar tecidos e aviamentos em roupas, acessórios, decoração e brinquedos, ao som de uma boa música de discos de vinil. Tem vários cursos, e todos podem ser presenteados com um voucher.
Contatos:
Facebook
Telefones: (61) 3043-2344 e (61) 99995-2344
SCLN 111, Bloco D, Sala 201 – Asa Norte
E-mail: costurasevinil@costurasevinil.com.br
➜ noSSo estúdio – Espaço colaborativo de criação em design e joias contemporâneas. Tem como sócias as designers Flavia Amadeu, Nazareth Pinheiro e Joana VP. Oferece turmas regulares de design de joias e ourivesaria, além de cursos rápidos na área, workshops para aprender a fazer uma joia de prata em um dia, bem como coworking, com aluguel de bancadas com ferramentas e maquinários.
Contatos:
Facebook
Telefone: (61) 98162-1988
E-mail: nossoestudiodesign@gmail.com
SHIN CA 7, Bloco G, Loja 109 – Lago Norte
➜ Pence Ateliê Afetivo – Uma escola livre de corte, costura e modelagem de roupas e acessórios. Tem a missão de proporcionar conexões entre diferentes pessoas com um interesse em comum: a moda e suas diversas configurações.
Contato:
Facebook
Instagram
Telefone: (61) 98114-1019
SHCGN 704, Bloco N, Casa 13 – Asa Norte
➜ Potira – A mestre-artesã Raquel Potira tem como lema compartilhar o conhecimento e engrossar a rede de bordadeiras e crocheteiras no Quadradinho. Ela sempre organiza encontros para multiplicar os saberes do fazer manual.
➜ Workshop de Maxi Crochê • Edição de Natal – Chance de aprender a crochetar um colar e três enfeites de Natal: uma estrela, um floco de neve e um círculo. Tudo em fio de malha. Não há pré-requisitos: você pode não saber absolutamente nada de crochê ou já saber um pouco. Este curso é para todos e todas.
Evento: Workshop de Maxi Crochê • Edição de Natal
Deck da Grand Cru do Lago Sul (comércio local da QI 9/11)
Sábado, 16 de dezembro, das 14h30 às 18h30
Alimentos orgânicos e artesanais
Colocar o alimento à mesa é uma das formas mais eficazes de contribuir para a saúde da família, do planeta e do bolso. Que tal planejar a sua ceia natalina com produtos orgânicos, locais e selecionados?
➜ Carota – Vende e entrega, na casa do consumidor, alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos e transgênicos.
Contatos:
Facebook
Instagram
Telefones: (61) 3547-9273 e (61) 99273-9002 – atendimento personalizado por WhatsApp
E-mail: contato@carota.com.br
➜ Empório Lago Oeste – Oferece produtos hortifrutigranjeiros e artesanatos, em especial produções de agricultura familiar, pequenos produtores e agricultura agroecológica e orgânica.
Contatos:
Facebook
Rodovia DF-003, Km 0,4 (no balão do Colorado, entre os postos de combustível Flamingo e Altana)
Quintas e sextas-feiras, das 16h às 21h; aos sábados, das 8h às 15h; aos domingos, das 8h às 13h
➜ Feira Moderna – Grupo de compras coletivas de hortigranjeiros e itens de primeira necessidade, com objetivo de baratear a feira semanal das pessoas. Tem uma seleção criteriosa de produtos orgânicos certificados. Confira a lista. Aos sábados, realiza uma feira de orgânicos na 214 Norte.
Contatos:
Facebook
➜ Mercearia Colaborativa – Oferece produtos acima dos padrões industriais. Os expositores vendem itens feitos com cuidados que máquinas não têm, pois os insumos passam por um crivo de qualidade não usual em grandes indústrias. Isso se reflete na forma como os consumidores finais veem o produto: conhecem os aspectos da produção, ingredientes utilizados e data de fabricação. O resultado são itens com origem local e sempre fresquinhos, pois não viajaram quilômetros para chegar ao consumidor.
Contatos:
Facebook
Instagram
CLN 412, Bloco E – Asa Norte
➜ Ubaia – Utiliza a tecnologia para conectar consumidores e pequenos produtores rurais, a fim de levar mais saúde para quem compra e melhor remuneração para quem cultiva orgânicos. Monta cestas com produtos naturais certificados e selecionados por médicos e nutricionistas, oferecendo venda online e praticando o comércio justo.
Contatos:
WhatsApp: (61) 98239-1590 e (61) 99986-8571
E-mail: contato@portalubaia.com.br