Vídeo: saiba o que é e como tratar melasma, comum entre mulheres
É importante ressaltar que, até o momento, não existe cura para o melasma, mas sim um rígido controle
atualizado
Compartilhar notícia
O melasma é uma condição de hiperpigmentação da pele comum em mulheres e que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na face, especialmente nas regiões das maçãs do rosto, testa, nariz ou buço.
Não há uma causa definida para o melasma. O que se sabe é que o surgimento dessas manchas escuras está relacionado à predisposição genética, fatores hormonais (gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais) e, principalmente, a exposição à luz ultravioleta (luz solar) à luz branca (a de dentro de nossas casas). Até mesmo o calor pode influenciar.
E como vencê-lo?
É importante ressaltar que, até o momento, não existe cura para o melasma, mas sim um rígido controle. A boa notícia é que existem diversas formas de atenuá-lo e até torná-lo imperceptível em alguns casos.
Vamos à minha experiência:
Em 2017, em uma viagem de Carnaval para Bahia, fui surpreendida com manchas escuras nas maçãs do rosto e na testa.
Já fui daquelas de, na adolescência, viver bronzeada e amar tomar sol. Muitas vezes, o fiz até sem proteção solar, um verdadeiro crime com a pele. Então, quando me vi no espelho, cheia de manchas, pensei: “Nossa, mas logo agora que estou em uma fase mais responsável com minha pele, usando protetor solar todos os dias?”. Uma hora a conta chega.
Logo que retornei a Brasília, fui imediatamente à dermatologista, que chegou ao diagnóstico de melasma. Foi aí que passei a conhecê-lo e pesquisá-lo.
No meu caso, o fator desencadeante não foi hormonal, mas sim a exposição ao sol sem o devido cuidado. Mesmo fazendo uso de proteção solar, não usava o protetor da forma correta.
Na época, experimentei um protocolo que combinava tratamento com laser específico para melasma – pois existem alguns lasers que, ao invés de combater as manchas, podem ativá-las –, uso de cremes clareadores de manchas e fotoproteção correta.
O resultado foi surpreendente! Minhas manchas clarearam consideravelmente com o tratamento e aprendi a dica mais valiosa para o controle do melasma: a fotoproteção adequada faz toda a diferença.
De lá para cá, tive fases com o melasma supercontrolado e quase imperceptível, e outras em que as manchas voltaram a aparecer (geralmente após alguma viagem à praia, mesmo protegida contra os raios solares).
Por isso, marquei uma consulta com a dermatologista Mariana Correa. Ela me orientou melhor sobre como cuidar do melasma no dia a dia, e mantê-lo sempre controlado, evitando ao máximo essas oscilações na pele.
A resposta? A chave para o controle são tratamentos associados a uma rotina diária de cuidados em casa e a disciplina com a proteção solar.
No vídeo a seguir, compartilho um pouco da minha consulta com a dermatologista e as explicações valiosas que ela deu sobre este assunto.
Veja a lista de cosméticos usados no vídeo
1 – Para limpeza da pele: Cleansing Gel, da Skinceuticals
2 – Tônico para limpeza dos poros e uniformização do tom da pele: Blemish +Age Solution, da Skinceuticals
3 – Para linhas na região dos olhos: Liftactive Eye Supreme, da Vichy
4 – Pela manhã, vitamina C com ação clareadora: Phloretin CF, da Skinceuticals
5 – À noite, para clarear: Discoloration Defense, da Sskinceuticals
6 – À noite, para melhorar a textura da pele e dar luminosidade: Discoloration Defense, da Skinceuticals
7 – Para proteção solar: UV Oil Defense FDS 80, da Skinceuticals
No próximo post, falarei os detalhes de todos os produtos, suas indicações, funções e modo de usar.
Consulte um médico dermatologista, profissional indicado para direcionar o melhor tratamento para cada caso.