Verdade ou mito? Saiba se congelar o pão ajuda no emagrecimento
Será verdade que esse truque com o pão ajuda no emagrecimento? Descubra se estratégia funciona para a perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Tem viralizado na web a informação de que se você congelar o seu pãozinho ou outras fontes de carboidratos, como arroz e torrada, irá ajudar na formação de um amido resistente que, teoricamente, o corpo não absorve — e, assim, “engordaria menos“. Mas será verdade que esse truque ajuda no emagrecimento?
A boa-nova é que congelar seu pãozinho vai, sim, te proporcionar uma grande vantagem: a de conservar o alimento, evitando o desperdício. Sobre a perda de peso, por sua vez, é bom não se animar: não é possível superestimar o poder do congelamento a esse ponto.
Realmente, congelar o alimento forma amido resistente devido à contração da rede de moléculas do amido, no entanto, a repercussão nas calorias são ínfimas.
Enquanto 100 g de arroz branco tem 79 calorias, o alimento congelado irá apresentar algo em torno de 78,5 calorias.
A maior quantidade de amido resistente até pode favorecer a saúde intestinal, mas, no emagrecimento, seria exagerado demais, já que o processo depende de uma série de ajustes complexos.
Se você quer melhorar a qualidade da preparação quando for ingerir pães, uma forma realmente eficiente é acrescentar uma fonte de proteína magra ou gordura saudável, como filé de frango desfiado, ovos, abacate e outros. Esses alimentos, por si só, ajudarão na redução do índice glicêmico do pão e, por consequência, ajudarão também na eliminação daquelas “quilinhos extras”.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica