Veja um tipo de alimento associado a 34 tipos de câncer (e fuja dele)
Um alimento é considerado ultraprocessado quando passa por vários processos industriais; aprenda a identificar
atualizado
Compartilhar notícia
Os alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por vários processos industriais. De maneira geral, possuem alta adição de açúcares, gorduras trans, sódio, substâncias sintetizadas em laboratório e, principalmente, conservantes.
A composição nutricional deles é baixa. Isso significa que não têm nutrientes para auxiliar o corpo em suas funções cotidianas. Ao mesmo tempo, são ricos em calorias. Refrigerantes, biscoitos recheados, chocolates, salgadinhos e macarrão instantâneo são alguns exemplos.
Para identificar esses produtos, basta avaliar o rótulo, que normalmente apresenta uma extensa lista de ingredientes regados a nomes estranhos. O consumo desses itens já foi relacionado a inúmeras doenças, inclusive a 34 tipos de câncer.
Segundo o Guia Alimentar Brasileiro, esse tipo de alimento deve ser evitado, pois são considerados desbalanceados e prejudicam a saúde e o bem-estar da sociedade. Isso porque sua apresentação incentiva o consumo excessivo a qualquer hora e lugar, de maneira a promover o alto consumo de calorias.
E quanto aos alimentos processados?
Já os alimentos processados, por sua vez, passam pela indústria para procedimentos de secagem, pré-cozimento e congelamento, entre outros, mas que não recebem aditivos químicos, caso dos ultraprocessados.
Os alimentos processados são ingredientes in natura que receberam sal ou açúcar, por exemplo, para aumentar sua durabilidade e intensificar o seu sabor.
Um alimento processado que é prático e pode ser incluído facilmente no dia a dia, garantindo todos os nutrientes de alimentos in natura, são os enlatados.
Esses são considerados os mais próximos do natural, pois a lata de aço dispensa completamente conservantes químicos e preserva os alimentos, mantendo todas as suas propriedades nutritivas, como proteínas, lipídios e glicídios, e de sabor.
Para deixar a saúde em dia, é necessário priorizar os alimentos in natura e minimamente processados, como os vegetais, grãos integrais, frutas, ovos, carnes, peixes e castanhas.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica