Veja um chá anti-inflamatório que controla a ansiedade e a insônia
Além de diminuir os sintomas de ansiedade, esse chá também é bom para quem precisa daquela “forcinha” na hora de dormir; veja
atualizado
Compartilhar notícia
Existe um chá que pertence à mesma família do alecrim e da hortelã que conta com vantagens extraordinárias para a saúde e o bem-estar: o de erva-cidreira, conhecida popularmente como melissa.
O uso da planta medicinal e aromática não é de hoje. Suas propriedades são datadas desde a Grécia Antiga. Esse registro pode ser encontrado em registros do pai da farmacologia, Dioscórides, em um livro que data do ano 50 depois de Cristo.
Os benefícios são atribuídos principalmente ao sistema digestivo, mas não param por aí.
Entre as vantagens, podemos destacar a melhora da digestão, reduzindo a produção de gases e cólicas; auxílio contra dores de cabeça e vertigens; diminuição da ansiedade, devido às propriedades calmantes; e alívio dos sintomas da insônia.
Boa parte dos seus benefícios se devem à presença de compostos fenólicos e flavonoides, com ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo. Os efeitos ansiolíticos e antidepressivos ainda chamam a atenção dos cientistas, que seguem realizando pesquisas.
Para preparar o chá, basta utilizar as folhas secas, colocando uma colher de sopa em uma xícara com água fervente. É importante esperar para que a infusão ocorra e, após isso, basta coar e beber.
É válido não exceder o consumo de três a quatro xícaras de 150 ml por dia.
Apesar dos preciosos benefícios, o chá não substitui medicamentos. Antes de tomar, é válido orientações de um profissional. Pessoas com hipotireoidismo, glaucoma e hiperplasia da próstata, além de gestantes, devem evitar o consumo.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica