Veja qual prato oriental comer todos os dias para evitar ganho de peso
Além de ser benéfico para a saúde intestinal, este prato pode diminuir o risco de obesidade e combater o excesso de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Entre 2006 e 2019, o percentual de obesos no Brasil passou de 11,8% para 20,3%. Acredita-se que, em 2030, cerca de 70% da população brasileira estará acima do peso. Como uma alternativa para combater esse cenário, uma pesquisa descobriu um prato oriental para comer todos os dias e evitar “uns quilinhos a mais”: o kimchi.
A pesquisa, publicada no British Medical Journal, revelou que o alimento pode ser a solução para evitar o ganho de peso. Tradicional na culinária coreana, o prato consiste na fermentação de diferentes legumes e verduras, como repolho, rabanete e acelga.
Além de ser benéfico para a saúde intestinal, o estudo determinou que o kimchi preparado com repolho pode diminuir o risco de obesidade em homens, enquanto o prato feito com rabanetes pode ajudar tanto homens quanto mulheres a combater o excesso de peso.
Para chegar ao resultado, uma equipe da Coreia do Sul analisou dados de mais de 115 mil pessoas com idades entre 40 e 69 anos. Na ocasião, os homens que consumiam uma a três porções de kimchi de repolho por dia tinham um risco reduzido de obesidade de 11 a 12 por cento em comparação com indivíduos que comiam menos de uma porção por dia.
As mulheres, por sua vez, tiveram um risco oito por cento menor. Outro dado importante é que, entre homens e mulheres que comeram kimchi de rabanete, houve um risco nove por cento menor de gordura ao redor do abdômen. A equipe também concluiu que não havia benefícios em comer mais de três porções de kimchi por dia.
“Como o kimchi é uma das principais fontes de ingestão de sódio, uma quantidade moderada deve ser recomendada pelos benefícios à saúde de seus outros componentes”, afirmaram os autores do estudo, ressaltando a preocupação sobre o teor de sal do prato.
O kimchi pode ser preparado de diversas maneiras, mas geralmente inclui vegetais como repolho, rabanete e cebola, além de temperos como pimenta vermelha em pó, alho e gengibre.