Veja proteína vegetal que sacia, reduz colesterol e regula o intestino
Esta proteína vegetal é rica em nutrientes essenciais, incluindo fibras dietéticas, vitaminas e minerais como ferro, magnésio e fósforo
atualizado
Compartilhar notícia
O grão-de-bico é uma leguminosa que oferece muitos benefícios à saúde, além de ser uma proteína vegetal fonte de nutrientes essenciais, incluindo fibras dietéticas, vitaminas, como folato e vitamina B6, e minerais, como ferro, magnésio e fósforo.
De acordo com a nutricionista Danielle Luz Gonçalves, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário UNICEPLAC, o grão-de-bico é rico em compostos bioativos, como saponinas e polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Entre os benefícios do alimento, estão:
- Promove a saúde do coração: ajuda a melhorar os níveis de colesterol e reduz o risco de doenças cardiovasculares;
- Auxilia na saúde digestiva: a alta quantidade de fibras alimentares melhora a função intestinal e promove um microbioma saudável;
- Apoia a regulação glicêmica: tem baixo índice glicêmico, ajudando a evitar picos de açúcar no sangue;
- Contribui para a saciedade: as fibras e proteínas aumentam a sensação de plenitude, o que pode ajudar no controle de peso.
Equilíbrio do colesterol
A presença das fibras também ajuda no controle do colesterol. Isso porque, elas ajudam a eliminar a gordura do organismo e, consequentemente, resultam na melhora do colesterol. “O grão-de-bico é especialmente eficaz na redução do LDL (popularmente conhecido como colesterol ruim) devido à presença de fibras solúveis, que se ligam aos ácidos biliares no intestino, ajudando a eliminar o colesterol do corpo”, explica a nutricionista.
Além disso, seus fitoquímicos, como as saponinas, inibem a reabsorção de colesterol no intestino. “Estudos sugerem que a inclusão de leguminosas na dieta, incluindo o grão-de-bico, pode reduzir significativamente os níveis de colesterol total e LDL, contribuindo para a saúde cardiovascular”, acrescenta Danielle.
Fonte de energia
“Embora o grão-de-bico tenha uma densidade calórica moderada, com cerca de 160 calorias por 100 gramas cozidos, ele oferece uma combinação equilibrada de carboidratos complexos, proteínas e gorduras saudáveis, além de uma alta concentração de fibras”, aponta a nutricionista.
Por isso, ele é considerado uma fonte de energia de alta qualidade. Quando consumido com moderação e no contexto de uma dieta equilibrada, o grão-de-bico não contribui para ganho de peso e pode ajudar no controle do apetite.
Como incluir na dieta
O grão-de-bico é extremamente versátil e pode ser incorporado em diversas preparações. Algumas formas práticas e saudáveis, de acordo com a nutricionista, incluem:
- Saladas: adicione grão-de-bico cozido a saladas verdes para aumentar o teor de fibras e proteínas;
- Hummus: um creme à base de grão-de-bico, tahine, alho e azeite, perfeito como acompanhamento ou lanche;
- Sopas e ensopados: deixa os pratos mais nutritivos e saborosos;
- Farinha de grão-de-bico: pode ser usada em receitas de pães e panquecas para uma alternativa sem glúten;
- Assado como snack: grão-de-bico assado com especiarias é uma opção crocante e saudável.
“Para obter o máximo de benefícios, é importante cozinhá-lo corretamente ou utilizar o grão-de-bico em conserva, garantindo que esteja bem lavado para reduzir o sódio”, alerta Danielle.