Veja por que Maíra Cardi errou ao associar consumo de bolo a Alzheimer
A coach de alimentação associou o consumo de bolo de chocolate a diversas doenças, inclusive Alzheimer; entenda por que a fala é polêmica
atualizado
Compartilhar notícia
A influenciadora Maíra Cardi, mais uma vez, causou polêmica ao falar sobre alimentação. Dessa vez, a coach de alimentação associou o consumo de bolo de chocolate a diversas doenças, inclusive Alzheimer.
“O resultado dessa receita é: aumento do colesterol, Alzheimer, infarto, inflamação no intestino, doença celíaca, doenças do coração, oxidação das células, insuficiência hepática, osteoporose, diabete, câncer, hipertensão, entre outras”, disse.
Profissionais da saúde se revoltaram com a fala da influencer. A sentença, vale destacar, não tem embasamento científico. Classificar um alimento como cancerígeno ou causador de algum tipo de doença, principalmente de forma isolada, pode soar irresponsável.
Indivíduos que contam com hábitos saudáveis, com uma dieta equilibrada e que praticam atividade física podem e devem desfrutar de bolo, chocolate, sorvete… Esse é o verdadeiro equilíbrio.
A ciência já comprovou que dietas restritivas podem ser perigosas. Seguir protocolos alimentares baseados na proibição pode aumentar, inclusive, comportamentos compulsivos — ou seja, no momento em que a pessoa alcança o objetivo ou se cansa dessa dieta, pode voltar a comer de forma desenfreada, estando propícia a um reganho considerável de peso.
Além disso, esse tipo de dieta tende a causar prejuízos à saúde física e mental. Logo, é válido entender que não existe alimento bom ou ruim fora de contexto.
Comer um pedaço de bolo socializando com a família ou amigos, tendo um momento de qualidade, também pode ser considerado parte de uma alimentação saudável.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica