Veja os 2 melhores tipos de alimentos para ganhar massa magra e secar
Esses dois itens são fundamentais na rotina de quem quer aumentar a massa magra e emagrecer; confira
atualizado
Compartilhar notícia
No mundo fitness, novidades, como suplementos hypados e novos tipos de treino, surgem a todo momento. Mas existem dois clássicos que nunca saem do foco de quem quer treinar pesado, ganhar massa muscular ou emagrecer: o consumo de proteínas e a suplementação com creatina. Ambos podem ser ingeridos via dieta ou completados por meio de suplementação. E você sabe para que servem cada um deles?
Há quem confunda a creatina com proteína, porém, é válido frisar que eles têm propósitos diferentes na sua jornada de condicionamento físico.
Enquanto a proteína exerce benefício na reparação e crescimento muscular, a creatina otimiza a força e o desempenho durante as atividades de alta intensidade.
Proteína ajuda na defesa do organismo
A proteína é composta por aminoácidos essenciais, ingeridos via dieta, tendo uma infinidade de funções no organismo. Na lista, entram renovação de tecidos, defesa do organismo, transporte de substâncias e outras.
A quem deseja aumentar o aporte proteico, o whey protein costuma ser recomendado, sempre sob a supervisão de um profissional da saúde.
Creatina aumenta energia muscular
Já a creatina, apesar de ser fabricada pelo próprio organismo, se torna primordial de ser suplementada em algumas situações.
Para atletas de alto desempenho, indivíduos da terceira idade, vegetarianos e veganos, além de enfermos, a suplementação é uma maneira eficiente de aumentar os estoques da substância no músculo e ainda colher diversos benefícios extras.
E a creatina ainda vai além. Estudos apontam vantagens no controle da glicemia, na saúde intestinal e na imunidade. E se não bastasse tudo isso, ainda dá aquela forcinha para melhorar shape, o que nunca é demais, não é mesmo?
As doses recomendadas costumam ser 3 gramas para mulheres e 5 gramas para homens, diariamente. Para entender a sua necessidade de creatina, busque orientação de um médico ou nutricionista.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica