Veja o roteiro do que há de mais bacana nos comércios do Lago Sul
O bairro mais nobre da capital oferece opções de cafés, boutiques de luxo, restaurantes premiados e serviços diversos
atualizado
Compartilhar notícia
Área mais nobre da capital, o Lago Sul é conhecido por suas residências sofisticadas, inúmeras embaixadas, o Parque da Ermida Dom Bosco e o turístico Pontão.
Bairro favorito dos brasilienses muito ricos quando o assunto é moradia, a área também oferece um interessante mix de comércio: desde lojas que trabalham com produtos feitos em Brasília e fomentam a cadeia local até franquias de marcas de luxo, que fazem questão de estar em um ponto próximo ao Plano Piloto. Em comum dentre as opções, o foco no público de alto poder aquisitivo que circula pela região.
Localizada na QI 3, a multimarcas Magrella, comandada pela família Ferreira, é um dos destaques de Brasília quando o assunto é mercado de luxo. Com curadoria de Cleuza e Juana, a boutique tem em suas araras grifes nacionais e gringas como Céline, Stella McCartney, Valentino, Vilebrequin, Marchesa, Giuliana Romano, PatBo, Cris Barros, Patricia Viera e Coven. A quadra conta ainda com a Camargo Alfaiataria, focada no público masculino e a antenada Setedezessete, de Bruna Resende.A QI 5 já foi chamada de Oscar Freire brasiliense, mas hoje vive momentos de pouco brilho. O principal motivo para frequentar a rua permanece sendo a unidade da joalheria Carla Amorim, adorada por celebridades como Taís Araújo, Maria Fernanda Cândido, Juliana Paes e Bruna Marquezine. A loja Animale também é um ponto quente no roteiro das brasilienses mais fervidas.
Mais tradicional centro comercial do Lago Sul, o Gilberto Salomão é parte do imaginário de gerações de brasilienses. Hoje, o “Gilberto” segue movimentando a QI 5 e permanece como um ponto de referência no bairro. Lá é possível encontrar a papelaria personalizada Dot Paper; a joalheria de Antonio Henrique Abinave; o Laika Café com seus saborosos croissants; a Clínica Mendoza, muito procurada por seus tratamentos de estética; a multimarcas cool Wish; e o descolado salão/estúdio de tatuagem 548 Hair. Em frente, do outro lado da rua, o salão criado por Helio Nakanishi, o Helio Diff Lago, reúne alguns dos principais profissionais de beleza da capital.
Logo na QI 9, as apaixonadas por sapatos podem encontrar o QG da Miti Shoes, marca brasiliense que caiu nas graças das blogueiras locais. A boutique Mixed; o restaurante Grand Cru e a joalheria de Cristina Pessoa, designer-queridinha de Bebel Gilberto e uma série de jetsetters.
Outro importante centro comercial que concentra serviços diversos está localizado na QI 11, em frente à Península dos Ministros. O Deck Sul reúne vários restaurantes, entre eles o badalado Dudu Bar Lago, do chef Dudu Camargo; o Deck Onze, hotspot para quem quer ver e ser visto; e o recém- inaugurado Philosophie Moda & Café, que serve delícias assinadas pela Amour du Pain, localizada na Asa Sul. O salão Desiderata Hair Institute, que tem na equipe a dupla Gisele Sales e Laísa Amorim, as famosas Lalá & Gigi; a Agiafatto e o Atelier Lucila Pena são endereços que as brasilienses mais antenadas adoram e sempre indicam.
Um pouco adiante, está a nova sede do salão Ricardo Maia, um dos mais disputados hair stylists da cidade.
É na quadra 13 que se encontra o principal comércio interno do Lago Sul. A área ganhou novo fôlego nos últimos anos e se fortaleceu como um dos pontos mais agitados do momento com a abertura da concept store Q.U.A.D.R.A, de Pat Justino Vaz e Gabriela Pena, e do bistrô focado em alimentação saudável Lavi Detox for Life. O Labecca Café; a marca especializada em lingeries, Verve; e a panificadora Delícia, com seus sanduíches servidos no balcão, também são points queridos e muito procurados.
Inaugurado há poucas semanas, o Na 15 Bar, localizado na QI 15, já entrou no radar dos baladeiros e se tornou “esquenta” de muita gente.
Comercial mais gourmet do Lago Sul, a QI 17 reúne três premiados restaurantes: o peruano Taypá, comandado pelo chef Marco Espinoza; a Trattoria da Rosário, do chef Rosario Tessier e o El Negro, especializado em cortes de carne e parrillas. Pela proximidade com o centro do poder, as casas estão sempre no roteiro dos políticos que deixam a Esplanada para momentos de gastronomia, vinhos e articulação.
Outra zona que também está evoluindo e chamando atenção é a QI 21, um dos últimos comércios antes da Ponte JK. Ali é possível comprar objetos de decoração e design na Artefacto e Joie de Vivre; degustar comidinhas e lanchinhos na Sweet Cake e La Petit Boulangerie e cuidar da saúde no Instituto La Santé, point das it girls brasilienses que disputam a agenda do nutricionista Vinicius Lacerda.
Por fim, dois novos endereços gastronômicos que têm feito muito gourmet sair do Plano Piloto são o Saveur Bistrô, localizado no Setor de Mansões Dom Bosco e chefiado por Thiago Paraíso; e o restaurante caseiro Beco, que abriu as portas há poucos meses e tem arrancado boas críticas com sua proposta colaborativa.