Veja motivos para incluir fruta pouco conhecida na dieta
A fruta é muito benéfica para o organismo e há inúmeros motivos para acrescentá-la na alimentação; saiba quais
atualizado
Compartilhar notícia
A pitanga é uma fruta de cor alaranjada ou laranja avermelhada nativa das regiões da Mata Atlântica. Apesar de não ser tão popular quanto outras frutas, como a banana ou a laranja, ela tem um sabor único e traz vários benefícios para o organismo.
A nutricionista Rita Novais explica que a fruta tem propriedades antioxidantes, com destaque para carotenoides e compostos fenólicos. “Ela também tem outras propriedades medicinais, agindo como calmante, laxante, anti-inflamatório, antocianinas e fenóis que ajudam na prevenção de doenças degenerativas e protegem o DNA de possíveis mutações que tornam as células cancerosas”, diz.
Aliás, a primavera e o verão são as melhores épocas para consumir pitanga. Nesses períodos, ela é mais saborosa e fica ideal para consumir de diversas formas. In natura, em sucos, assim como em doces (mousses ou em recheios de bolos). Além disso, as folhas da pitanga também podem ser usadas para fazer chá.
Outros benefícios da pitanga
Além dos já mencionados, a pitanga tem inúmeros outros benefícios incríveis para a saúde. Confira alguns listados por Rita a seguir!
- O conteúdo antioxidante e a vitamina C da pitanga fortalecem a imunidade, reduzindo o estresse oxidativo;
- A fruta é uma excelente fonte de vitamina A e pode ser usada para ajudar na formação e manutenção dos ossos, deixando-os mais fortes e resistentes.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.