Veja fruta que ajuda a reduzir a vontade de doces e controla a glicose
Existe uma fruta muito antiga que é docinha e rica em fibras, o que pode ajudar a controlar o desejo por doces
atualizado
Compartilhar notícia
De nada adianta fazer dieta se não gostamos daquilo que consumimos. Os doces, por exemplo, podem ser ingeridos, desde que em porções controladas — o que pode ser um problema para muita gente, especialmente os formiguinhas de plantão.
Se você está no time daqueles que não têm maturidade de possuir esses itens em casa, ou seja, se o autocontrole ainda não é a sua característica mais forte, saiba que alguns alimentos podem ajudar na redução desse desejo.
Um exemplo é o figo, uma fruta muita antiga e cultivada por várias civilizações, como egípcios, judeus, gregos e romanos.
Ela é rica em antioxidantes (flavonoides e ácidos fenólicos); vitaminas A, B1, B2, K e E; e minerais, como cálcio, ferro, fósforo e potássio.
Mesmo apresentando um sabor doce, mostra-se excelente aliada de quem sofre de diabetes, já que tem baixo índice glicêmico, sendo uma ótima alternativa para sanar aquela vontade de um docinho sem prejudicar o planejamento alimentar.
Além disso, o figo ajuda no emagrecimento, pois conta com poucas calorias e fibras, que aumentam a saciedade. A baixa concentração de potássio associada à baixa quantidade de sódio contribui, ainda, para o controle da pressão arterial. Por isso, ao planejar a sua dieta, vale a pena considerar o figo como uma opção.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica