Veja especiaria com potente ação anti-inflamatória e anticancerígena
Além de combater a inflamação do organismo, essa especiaria tem inúmeros benefícios medicinais. Confira
atualizado
Compartilhar notícia
Uma especiaria, em especial, se destaca quando o assunto é combater a inflamação do organismo, além dos benefícios medicinais. Conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é o rizoma da planta curcuma longa e é utilizada há séculos pelos povos asiáticos.
Sua ação terapêutica vem da presença de polifenóis, conhecidos como curcuminoides, que são compostos bioativos — aqueles que cumprem benefícios específicos para as células e para o organismo.
Entre os curcuminoides presentes na cúrcuma, destacamos a curcumina, que representa cerca de 77% deles e tem uma potente ação contra processos inflamatórios, validada pela ciência. Para se ter uma ideia, esse composto também é estudado pelos efeitos cicatrizantes, cardioprotetores e até anticancerígeno.
A ação anti-inflamatória ganha força devido à presença de outros fitonutrientes que demonstram benefícios contra as dores em articulações. Além disso, a cúrcuma pode ser vantajosa para o trato gastrointestinal. Isso porque a curcumina pode ter efeito protetor sobre o estômago e é associada à redução dos riscos de úlceras gástricas.
Para alcançar os benefícios em questão, a suplementação pode ser interessante, considerando produtos com uma alta concentração de curcumina.
Apesar de ser indicada para a maioria dos indivíduos, em alguns casos específicos, como distúrbios hemorrágicos, obstrução dos ductos biliares, úlceras estomacais ou pessoas que estejam em preparação para cirurgias, o consumo da especiaria deve ser preconizado por indicação médica.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica