Veja como transformar seu corpo em uma máquina de produzir colágeno
É possível aumentar a ingestão de colágeno por meio de alimentos como caldos de ossos, gelatina, carne magra, peixes e ovos
atualizado
Compartilhar notícia
O colágeno é a proteína estrutural de tecidos como a pele, tendões, cartilagens e ossos. A partir dos 30 anos, o corpo diminui a produção e, aos 50 anos, só consegue gerar 35% da necessidade básica.
Essa proteína é responsável pela sustentação da pele, logo, a redução da sua produção resulta no envelhecimento.
Contudo, é possível aumentar a ingestão de colágeno por meio de alimentos como caldos de ossos, gelatina, carne magra, peixes, ovos e produtos lácteos.
O que é pouco falado, porém, é a importância que a vitamina C desempenha na produção dessa substância. Para quem não sabe, ela é um poderoso antioxidante capaz de proteger as fibras de colágeno, atuando contra os danos causados pelos radicais livres.
É válido lembrar que o suplemento de colágeno não interrompe o processo de envelhecimento. É esperado que a suplementação atue apenas retardando esse processo.
Para a saúde da pele, além da ingestão de nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais, priorizar uma boa hidratação é essencial.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica