Veja carboidrato que favorece a imunidade e é aliado do emagrecimento
Esse carboidrato é perfeito para quem quer está em dietas de emagrecimento; confira qual é e como incluir na dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Existe um cereal amplamente cultivado no Brasil que protagoniza os festejos juninos e é para lá de saboroso. Com cerca de 150 espécies, o milho é um grão que oferece vantagens particulares à saúde. O quitute ainda pode ser um bom aliado do emagrecimento, já que sua casca ostenta uma boa quantidade de fibras, além de proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, como ferro e potássio.
O alimento pertence ao grupo dos carboidratos, mas nem por isso ele precisa ser vilanizado (como os demais companheiros dessa categoria). Muito pelo contrário, trata-se, de fato, de um amigo da dieta. Para se ter uma ideia, em 100 g de milho cozido há cerca de 96 calorias, sendo uma fonte de energia de boa qualidade.
Entre os benefícios, podemos destacar as vantagens aos olhos, uma vez que o milho é rico em luteína, zeaxantina e vitamina A, o que ajuda a proteger a retina e previne a degeneração macular.
Por conter boa quantidade de fibras, o milho irá melhorar o trânsito intestinal, interferindo positivamente na microbiota do órgão que, por sua vez, atua na melhora da imunidade.
Já no humor, nutrientes como magnésio e ácido fólico podem atuar no relaxamento muscular e na regulação de neurotransmissores, que contribuem para o bem-estar.
Para os que precisam controlar o colesterol, incorporar o milho à dieta pode ser uma boa pedida, pois as fibras solúveis presentes nele ajudam a reduzir o LDL, o “colesterol ruim”.
No caso dos indivíduos que sofrem de diabetes, o milho pode ser uma boa alternativa. Devido ao baixo índice glicêmico, ele libera a glicose lentamente e controla os níveis de açúcar sanguíneo.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica