Veja a ordem certa de fazer uma refeição para evitar picos de glicemia
Se você consumir carboidratos após o consumo dos vegetais, o impacto glicêmico será reduzido, já que as fibras cumprem esse papel
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente, viralizou nas redes um vídeo defendendo que se você comer os itens de uma refeição em uma ordem específica, pode reduzir o impacto da glicemia em 75%. Será verdade?
A resposta é sim. Quando entregamos uma alta quantidade de glicose ao organismo de forma isolada, isso gera um pico glicêmico, podendo aumentar o desejo pela comida, fome e fadiga. A longo prazo, esse fator é responsável pela diabetes tipo 2.
Em estudos recentes, uma bioquímica francesa contextualizou o que já sabíamos na ciência da nutrição. Para emagrecer, não é necessário que você deixe de consumir carboidratos e muito menos que erradique algum macronutriente da dieta. Você só precisa, antes de tudo, aprender quanto e como consumi-los.
O segredo é consumir vegetais antes. A salada vem antes da refeição por conta disso. Os vegetais são ricos em fibras, que não são absorvidas pelo organismo e ainda controlam a glicemia.
Se você consumir carboidratos após o consumo dos vegetais, o impacto glicêmico será reduzido, já que as fibras cumprem esse papel. A ordem interessante são os vegetais primeiro e, em seguida, as proteínas e gorduras. Por último, viria o amido e açúcares.
Para quem não sabe, as proteínas também cumprem o papel semelhante ao das fibras, de promover saciedade e ajudar no controle glicêmico. Ingeridos dessa forma, o amido e açúcares não vão exercer o mesmo potencial na glicemia.
Por fim, é esperado que você consuma menor quantidade desses açúcares, já que vegetais, proteínas e gorduras saudáveis vão ajudar bastante na saciedade.
A partir daí, entende-se o motivo das sobremesas virem por último. Não é à toa!
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica