Vegetal rico em fibras ameniza gastrite e é aliado do emagrecimento
Rica em betacaroteno, vitaminas A, C e E, além de potássio e magnésio, a abóbora cabotiá é uma excelente opção nutricional
atualizado
Compartilhar notícia
Um vegetal que cai muito bem no inverno é a abóbora cabotiá, podendo ser consumida como sopas, fondues e bolos. O alimento ostenta diversos nutrientes fundamentais para melhorar o sistema imunológico, digestivo, para a visão e o coração. Essas vantagens se devem à presença de fibras e demais nutrientes como betacaroteno, vitaminas A, C e E, além de potássio e magnésio.
Por seu sabor especialmente doce, ela gera um contraste no paladar das refeições, como almoço e jantar. Para não errar na escolha ao comprar, o ideal é selecionar a opção que pareça mais pesada e a cor externa deve ser um verde intenso e profundo. Antes de consumi-la, garanta que a polpa esteja bem alaranjada.
Por se tratar de um vegetal versátil, a abóbora pode ser consumida assada, cozida, salteada, refogada e gratinada. No entanto, para conservar ao máximo seus nutrientes, o ideal é cozinhá-la no vapor, em uma panela com pouca água ou salteada. A sua demanda aumenta nos meses de outono e inverno, por isso, é um excelente convite para acrescentar às refeições.
Benefícios
Para quem sofre de problemas digestivos, o Ministério da Saúde da Província de Mendoza, na Argentina, sugeriu que a hortaliça ajuda a regular o funcionamento intestinal devido ao seu alto teor de fibras, sendo um alimento primordial para indivíduos com gastrite ou outros problemas digestivos.
Já para quem sofre de problemas respiratórios, o consumo também parece promissor. O portal de saúde Medical News Today destacou que o vegetal se trata de um poderoso antioxidante, justamente pela presença de betacaroteno — um pigmento alaranjado que confere benefícios nutricionais. Assim, o pigmento é aliado até contra a asma, deterioração da visão ao longo dos anos e contra os riscos de doenças cardíacas.
Por fim, por se tratar de uma rica fonte de fibras, consumir abóbora deve ser considerado em estratégias de emagrecimento. Ela ajuda no controle do açúcar sanguíneo e ainda vai conferir boa sensação de saciedade. Além disso, o alimento conta com apenas 48 calorias em 100 gramas, podendo ser consumido sem grandes preocupações.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica