Vai reformar? Confira 10 dicas para evitar problemas com o orçamento
Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento
atualizado
Compartilhar notícia
Quem já fez uma reforma em casa sabe a complicação que pode ser. Barulhos, poeira e transtornos na rotina da família são alguns dos problemas que é quase impossível evitar completamente. Porém, o principal medo, quando alguém começa esse processo no seu lar, é outro – os estouros no orçamento.
Afinal, quem nunca ouviu falar de alguém que foi fazer uma reforma, pensando que ia gastar um valor, e no final atrasou porque o gasto foi maior e a pessoa não tinha como continuar pagando?
“Os gastos às vezes parecem não ter fim e vão surgindo inesperadamente”, ressalta Fátima Sprogis, professora do curso de Economia do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden.
Contudo, se você planejar tudo direitinho e seguir algumas dicas, as chances desse problema diminuem bastante.
Confira 10 dicas práticas para reforma recomendadas pela professora:
Planeje tudo que vai fazer
Planejar absolutamente tudo é o primeiro passo. “Dimensione corretamente o tamanho dessa reforma, colocando no papel todas as intervenções que pretende fazer, se vai mexer no chão, nas paredes, no teto, parte hidráulica ou elétrica. Isso ajuda também a decidir se é hora ou não de assumir todo esse compromisso”, diz Fátima.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.