Um espanto! Botânicos anunciam descoberta da “orquídea mais feia do mundo”
A planta ganhou o apelido de pesquisadores do Royal Botanic Gardens, no Reino Unido
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com especialistas do maior jardim botânico do mundo, o Royal Botanic Gardens, no Reino Unido, 156 novas espécies de plantas e fungos foram descobertas em 2020. Entre elas, a Gastrodia agnicellus, considerada a “orquídea mais feia do mundo”.
“A maioria das pessoas pensa em orquídeas como flores vibrantes, frondosas e belas, mas a Gastrodia agnicellus, encontrada em uma floresta de Madagascar, é o oposto disso”, diz relatório da tradicional instituição britânica.
O responsável pela descoberta, Johan Herman, explicou que “agnicellus” é uma alusão à palavra em latim para cordeiro, animal que lhe veio à mente quando viu a raiz felpuda da planta. “Com um pouco de imaginação, você quase consegue ver uma língua de cordeiro na flor”, disse o botânico, em entrevista à New Scientist. Sobre a feiura, ele brincou: “Tenho certeza que a mãe dela a acha linda”.
A orquídea ainda chama atenção por sua incapacidade de fazer fotossíntese. Sem folhas, ela depende de fungos para garantir nutrientes. Por sorte, ao menos o aroma dela é agradável. O perfume é descrito como cítrico e refrescante.
Segundo os especialistas do Royal, apesar da descoberta de diversas novas espécies neste ano, o cenário é preocupante. Os pesquisadores revelam que muitas dessas plantas já estão ameaçadas de extinção, em decorrência de problemas como poluição e mudanças climáticas.