Programe-se. Aventure-se. Refresque-se numa cachoeira perto de você
O “Metrópoles” visitou 12 locais com quedas-d’águas na capital e avaliou a qualidade da água, o nível de dificuldade da trilha e também os serviços oferecidos. Confira os resultados
atualizado
Compartilhar notícia
Em dias quentes e ensolarados, nada melhor do que um banho de cachoeira para se refrescar. Nesse quesito, a capital oferece algumas alternativas que servem a todo tipo de público.
São opções tanto para quem busca uma cascata totalmente isolada em meio à natureza como para aqueles que podem gastar mais e esperam encontrar diversos serviços às margens da queda-d’água. Enquanto algumas delas são pouco exploradas, outras se tornaram extremamente populares – lotando de visitantes durante os fins de semana.
Com o propósito de ajudar os moradores da cidade a aprofundar o conhecimento sobre esses tesouros locais, o Metrópoles desbravou 12 pontos do Distrito Federal que contam com belas cachoeiras.
Nas visitas, detalhamos as características de cada um dos pontos, avaliamos os principais atrativos e também pudemos apontar suas fraquezas. Além disso, colhemos amostras da água de cada um dos locais para serem analisadas em um laboratório. Com a avaliação, identificamos que a qualidade das águas de nenhuma das cachoeiras coloca o visitante em risco.
Porém, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) ressalta que a presença de qualquer resíduo sólido ou líquido nessas cachoeiras inviabiliza o banho – mesmo que a composição química da água não tenha sido alterada. Dessa forma, algumas das quedas-d’água devem ser evitadas pelos turistas.
Sobre os problemas encontrados pela reportagem, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), responsável pelas cachoeiras localizadas em parques ou Unidades de Conservação, afirma que não conta com recursos orçamentários do GDF para manutenção desses locais.
Além disso, o órgão informa que não está realizando nenhuma obra neste momento, pois ainda está em fase de realinhar os limites desses parques de acordo com seus recursos ambientais, ecológicos e de lazer. Somente após o término desse processo, que não tem data para acabar, é que será possível tomar alguma atitude para resolver os problemas encontrados.
No mapa abaixo, você confere onde ficam as cachoeiras visitadas pela reportagem. Ao clicar nelas, encontrará um link para acessar detalhes de cada uma e várias informações úteis que lhe ajudarão a encontrar um lugar que atenda às suas expectativas.