metropoles.com

Turismo de experiência. A nova forma de viajar

Viajantes buscam cada vez mais uma vivência personalizada e aprofundada em sua viagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock_000009290097_Medium
1 de 1 iStock_000009290097_Medium - Foto: null

Degustar o bom Vinho do Porto em um cruzeiro pelo Rio Douro, em Portugal. Fazer turismo de natureza e aventura na Chapada dos Guimarães, em Goiás. Acompanhar uma colheita de açaí em Belém, do Pará. Percorrer os caminhos místicos das ruínas de Macchu Picchu, no Peru. Jantar o cardápio da família imperial brasileira em Petrópolis, no Rio de Janeiro

Estas são algumas das experiências que os turistas podem vivenciar graças a uma tendência que vem crescendo cada vez mais entre os viajantes que buscam uma vivência mais personalizada em sua viagem: o Turismo de Experiência.

Trata-se de uma forma de viajar que vai além da contemplação in loco de pontos turísticos tradicionais, como o Cristo Redentor e as Cataratas do Iguaçu, pois consiste em fazer o viajante se envolver com as tradições, costumes e particularidades de cada destino, oferecendo experiências memoráveis.

O novo turista não quer apenas visitar o Cristo Redentor, ele quer viver a experiência carioca
O novo turista não quer apenas visitar o Cristo Redentor, ele quer viver a experiência carioca

Bastante conhecido no exterior, o Turismo de Experiência chegou ao Brasil em 2006 por meio de projetos experimentais coordenados pelo Ministério do Turismo e Sebrae na Região Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul.

Com o sucesso, este novo conceito em viagens foi levado para outras quatro regiões brasileiras: Costa do Descobrimento (BA), Petrópolis (RJ), Bonito (MS) e Belém (PA).

Entre os diversos roteiros disponíveis, há aqueles que combinam a história local com a gastronomia típica, como ir a Portugal para conhecer a produção de óleo de oliva, até experiências mais ousadas, como fazer um tour guiado por uma favela do Rio.

Por que experimentar?

Focado em vivências que combinam a história, cultura e atividades exclusivas de cada região, o Turismo de Experiência está mais intimamente ligado ao turista de hoje em dia, que busca conhecer coisas novas e envolver-se plenamente com o lugar visitado

Os roteiros tradicionais geralmente apresentam programações “manjadas”, que envolvem voltar para o mesmo hotel todos os dias, visitar pontos turísticos “obrigatórios” para tirar fotos e visitas de praxe às lojas de lembrancinhas padronizadas.

No Turismo de Experiência, o objetivo é levar as pessoas para uma vivência singular na qual elas terão a oportunidade de se envolver com o jeito de viver das comunidades locais, além de terem a oportunidade de aprender bastante sobre sua cultura e suas atividades.

iStock_000009290097_MediumAlém disso, os viajantes que buscam o Turismo de Experiência são um público exigente, o que faz com que as opções disponíveis nesta modalidade de turismo precisem estar em sintonia com a busca frequente dos viajantes por novas experiências, o que demanda ousadia e criatividade na oferta de roteiros por parte das agências.

É preciso enxergar experiências turísticas em locais que fogem à tradição. Os adeptos do ecoturismo, por exemplo, podem se interessar não só pelas trilhas e cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, mas também pelo plantio de árvores numa fazenda de mudas de plantas do cerrado brasileiro.

O perfil do “novo viajante”

Conforme levantamento feito pelo Ministério do Turismo, a maior parte das pessoas que buscam roteiros de Turismo de Experiência tem idade entre 35 e 50 anos e pertence às classes A e B.

Apesar dos números, isto não significa que uma experiência de viagem personalizada só esteja ao alcance de quem tenha maior poder aquisitivo. Há roteiros deste tipo para todos os gostos, e todos os bolsos.
A característica fundamental que diferencia “novo turista” do turista tradicional é o comportamento. Hoje, ele não quer ser apenas um indivíduo contemplativo, mas perceber-se como o protagonista de sua própria experiência.

De modo geral, os viajantes com este novo perfil não estão interessados apenas em viajar; por isso, buscam experiências turísticas com as quais não estejam acostumados a vivenciar em seu cotidiano, além de desejarem algo que lhes traga enriquecimento cultural.

Roteiros de Turismo de Experiência

Grande parte dos roteiros disponíveis oferecem experiências turísticas em lugares diferentes dos tradicionais. História, gastronomia, cultura, religião e esporte são os temas que geralmente norteiam o Turismo de Experiência.

Conheça a seguir alguns exemplos de roteiros diferenciados desta forma de fazer turismo:

Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro: passeios turísticos em comunidades cariocas estão atraindo cada vez mais interessados e a Favela de Santa Marta, no bairro de Botafogo, é uma das mais visitadas. A experiência envolve atividades como um tour pela favela com explicação de sua história e caminhada noturna por uma trilha que leva até o mirante Dona Marta, de onde se tem uma vista privilegiada do Pão de Açúcar, de Cristo Redentor e da baía de Guanabara.

Região Uva e VinGrapesho, em Bento Gonçalves e Faria Lemos (RS): em meio a paisagens deslumbrantes, o turista tem a oportunidade de conhecer a fundo os detalhes técnicos da produção de vinhos da região, além de poder degustá-los em experiências diferenciadas. Uma destas experiências é oferecida pela Vinícola Cristofoli, conhecida como “Edredom sob os Parreirais”, em que o turista, sobre edredons, pode fazer uma refeição em meio aos vinhedos

Ecoturismo e aventura na Chapada dos Veadeiros (GO): com uma diversidade natural riquíssima, a reserva apresenta flora e flora bastante diversificados, e em meio a tudo isso há cachoeiras, piscinas naturais, formações rochosas de mais de um bilhão de anos e diversos animais em extinção, como lobo-guará e onça-pintada. Entre as atividades disponíveis, além das numerosas trilhas a serem exploradas, os visitantes podem praticar esportes radicais, entre os quais rapel, rafting e tirolesa.

iStock_000033737012_Medium

Migração de ursos e aurora boreal no Canadá: entre outubro e novembro, acontece na região de Cape Churchill, no norte do Canadá, a migração anual de ursos-polares do Ártico. Como a aurora boreal pode ser vista por lá nos meses mais frios ? entre setembro e março ?, é possível combinar os dois fenômenos num único pacote.

 

Photographing wildlife, South AfricaSafari no Parque Nacional do Kruger, na África do Sul: o parque é uma gigantesca reserva natural de vida livre selvagem onde podem ser vistos os maiores animais selvagens de nossa natureza. Lá, estão disponíveis diversas atividades a seus visitantes, como caminhadas, passeios de bicicleta, observação de pássaros e os famosos game-drives, em que, a bordo de um jipe, os turistas são levados para observar de perto a vida selvagem lá presente. Pode-se tanto fazer um passeio de um dia só ou hospedar-se dentro do próprio parque para explorar melhor o que ele tem a oferecer

Turismo de Experiência: uma tendência que veio para ficar

As mudanças pelas quais o mundo passa acontecem cada vez mais rápido, e é preciso correr para não ficar para trás. Não se pode ficar parado num mundo que vive em constante movimento.

O Turismo de Experiência possivelmente surgiu por influência deste movimento incessante. O surgimento de novas tecnologias dia após dia busca ajudar as pessoas a sobreviver a este cenário que, devido à sua intensidade, chega a acuar quem não consegue acompanhar sua velocidade.

Assim, o “novo turista” quer se sentir no controle diante de tudo isso, e roteiros turísticos tradicionais não atendem mais aos anseios de um público que hoje busca experiências que combinem com suas necessidades pessoais

O Turismo de Experiência veio para ficar e não é mais tendência, e sim realidade dentro do mercado de viagens no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?