Sete lugares gratuitos para curtir e relaxar à beira do Lago Paranoá
Aproveite a orla do “mar brasiliense” para se exercitar, passear, fazer um piquenique em família ou até mesmo uma meditação ao ar livre
atualizado
Compartilhar notícia
Acostumados com baixas umidades e termômetros nas alturas, os brasilienses já experimentaram todas as maneiras possíveis de atenuar o calor, entre elas, colocar toalhas molhadas na cabeceira da cama, espalhar umidificadores pela casa e apelar para o uso do bom e velho ventilador. A alternativa mais agradável dentre todas, no entanto, talvez seja fazer um passeio ao ar livre com a família pela orla do Lago Paranoá, permeada por áreas de lazer e parques com entrada franca.
A umidade e a brisa do “mar brasiliense”, inclusive, ficaram ainda mais disputadas nesta temporada de poucas chuvas e isolamento social. Muitos moradores desistiram de suas tradicionais viagens para escapar da seca, a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus, e estão tendo de se refrescar aqui mesmo, no Lago. E o oásis de Brasília não tem sido usado apenas por habitantes que desejam espantar o calor, mas também por aqueles que buscam extravasar a tensão dos meses de confinamento.
Por isso, como tem noticiado o Metrópoles, os locais mais famosos à beira do Lago têm ficado muito tumultuados nos últimas dias, sobretudo aos fins de semana e feriados.
A boa notícia é que existem vários lugares agradáveis pela orla, ou seja, dá, sim, para evitar aglomerações. O ideal, por exemplo, é ir em lugares menos convencionais ou visitar os “famosinhos” em dias de semana, quando o movimento cai consideravelmente. Escolher horários alternativos para o passeio, como antes das 10h e depois das 16h, também é válido, até para evitar problemas de saúde devido às altas temperaturas desta época do ano.
Abaixo, conheça sete points gratuitos para aproveitar o Lago Paranoá. Busque o menos cheio no dia da sua visita e curta em segurança.
Parque Ecológico das Copaíbas
Localizado entre as QLs 26 e 28 do Lago Sul, o Parque das Copaíbas foi inaugurado no fim de 2019 e ainda é pouco conhecido. Além de estar próximo ao Lago, o local atrai por seus poços, nascentes e trilhas.
Os caminhos para passeios de bicicleta ou caminhadas são bem sinalizados e, ao longo do trajeto, o público pode admirar espécies do cerrado.
Ermida Dom Bosco
Dizem que Brasília nasceu do sonho de Dom Bosco, e a Ermida é um espaço na QI 29 do Lago Sul em homenagem ao santo, considerado o padroeiro da cidade.
O lugar de grandes proporções é point de skatistas, graças às suas decidas íngremes e longas, e adorado por fotógrafos, devido à sua vista deslumbrante, bem em frente ao Palácio da Alvorada. O espaço está bem conservado, uma vez que teve arquibancadas, pontos de iluminação e banheiros reformados recentemente pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
Centro de Lazer Beira Lago
Aos pé da Ponte JK, um dos mais belos monumentos da cidade, está o Centro de Lazer Beira Lago, com restaurantes, calçadão e parquinho.
O local ainda oferece amplo estacionamento.
Pontão do Lago Sul
Um dos maiores cartões-postais da cidade, o Pontão está localizado na QL 10 do Lago Sul e surpreende pela boa estrutura. Conta com calçadão, banheiros espaçosos, estacionamento amplo e restaurantes para todos os paladares.
Ainda possui parquinhos, para a alegria da criançada.
Parque Asa Delta
Pedalar, remar, correr e caminhar são algumas das atividades que podem ser feitas no Parque Ecológico Anfiteatro Natural do Lago Sul, também conhecido como Parque Asa Delta, situado na QL 14 e muito frequentado por moradores de todo o DF.
A unidade oferece fácil acesso à margem do Lago Paranoá e possui um morro artificial construído na década de 1980, utilizado para soltar pipa e praticar voo-livre, esporte com tradição na capital.
Parque Ecológico Península Sul
O Parque Ecológico Península Sul, na QL 12 do Lago Sul, oferece uma das mais belas vistas do Lago Paranoá, que pode ser contemplada num passeio pela trilha asfaltada que margeia a unidade.
Também possui gramado, onde é possível tomar sol e fazer pequenos lanches.
Calçadão da Asa Norte
Do outro lado da cidade, no fim da Asa Norte, quase aos pés da Ponte do Bragueto (que leva ao Lago Norte), tem outro calçadão com píer, parquinho, barraquinhas de comida, aluguel de instrumentos de SUP e caiaque.
É ideal, sobretudo, para a prática de atividades aquáticas.