Semana do ecoturismo: 8 destinos perfeitos para amantes da natureza
Na semana do Dia Nacional do Turismo Ecológico, especialistas compartilham dicas sobre esse estilo de viagem e os destinos ideais
atualizado
Compartilhar notícia
Celebramos, nesta semana, o Dia Nacional do Turismo Ecológico. Termo utilizado para classificar viagens sustentáveis que utilizam o patrimônio natural e cultural, as viagens ecológicas incentivam a conservação dos locais visitados. Além de promover o turismo para belos locais ao redor do Brasil e do mundo, o ecoturismo ainda busca pela formação de consciência ambiental.
“O turismo ecológico no Brasil iniciou nos anos 1980, com a primeira identificação desse tipo de viagem pela Embratur e com a formação dos primeiros guias com essa especialização. Hoje, ele faz parte do portfólio de todas as empresas de viagens”, afirma o diretor de Travel Suppliers do Hurb, Paulo Pimentel.
Com mais da metade de sua área cercada de florestas, o Brasil é uma das principais referências no que diz respeito ao ecoturismo. De acordo com o Sistema Nacional de Informações Florestais, 58,5% do território brasileiro é composto por florestas — desses, 98% correspondem a florestas naturais e apenas 2% a florestas plantadas.
Ecoturismo em crescimento
Devido à demanda, Paulo explica que esse tipo de viagem é a responsável pelo interesse da maior parte dos viajantes brasileiros. “Aproximadamente 1,2 milhão de pessoas tiveram essa orientação no ano passado”, explica. Mas não apenas em solo verde-amarelo: esse segmento também cresce ao redor do mundo.
No exterior, o ecoturismo é o segmento de turismo que mais cresce. Segundo informações da Organização Mundial de Turismo (OMT), a atividade turística cresceu na ordem de 7,5%. O ecológico, por sua vez, deve ficar em torno de 20%.
“Todo viajante hoje tem em seu aspiracional fazer uma viagem de ecoturismo. Além de ser instagramável pelas lindas imagens que a natureza pode proporcionar, o turista também deseja saber que viajou e contribuiu para a manutenção daquele lugar e das comunidades que ali estão”, salienta Pimentel.
“A consciência crescente da população sobre a agenda climática e a necessidade de preservar o ambiente que vivemos (afinal, o planeta é um só) explicam esse crescimento. Nem toda viagem é uma experiência, mas todo ecoturismo é. Por isso, ele é tão marcante”, salienta o profissional à frente do Hurb.
Para onde ir?
A fim de elencar os melhores destinos para ajudar quem está em busca de uma viagem em contato com a natureza, o Metrópoles também conversou com a turismóloga Marianna Teles. Ao lado de Paulo Pimentel, os profissionais listaram os destinos nacionais e internacionais que merecem uma visita dos amantes do ecoturismo.
Bahia
Para além do histórico cultural e do Carnaval da Bahia, o ecoturismo na região atrai milhares de turistas para o estado. Entre os principais destinos explorados pelos viajantes, estão a Chapada Diamantina, a ilha de Boipeba e o Morro de São Paulo.
Locais cercados de vegetação da caatinga e litorânea, que é predominante na região, eles possuem um cenário único. Entre as atividades, o turista pode explorar as áreas para contemplação da natureza ou até mesmo praticar esportes radicais e de aventura. Também há atividades que possuem fins místicos e esotéricos para quem se interessa.
Mato Grosso do Sul
Do cerrado às planícies do Pantanal, o Mato Grosso do Sul é parada obrigatória para quem curte ecoturismo. Banhado, em grande parte, pelo Pantanal brasileiro, o estado é repleto de cenários e experiências únicas. Na região pantaneira, vivem em torno de 230 espécies de peixes, 650 de aves e dezenas de mamíferos e répteis.
O estado também é contemplado com o município de Bonito. A região já foi eleita 16 vezes o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil pelo Prêmio o Melhor de Viagem e Turismo, da Editora Abril. A cidade ainda é considerada o melhor destino para mergulho fluvial do país.
Pernambuco
Não há como falar de ecoturismo no Brasil sem lembrar de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Além das paisagens paradisíacas e praias que poderiam ser cenário de uma novela, a região possui uma forte política de proteção ambiental. A opção é ideal para quem busca mergulhos e trilhas em meio à natureza.
Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 2001), a região possui 16 praias de belezas singulares. Além disso, o local é o único mangue em ilhas oceânicas do Atlântico Sul e é procurada para desova das tartarugas-verdes (chelonya midas).
O cenário também agrada golfinhos que diariamente visitam a região. A fauna do oásis ainda abriga 230 espécies de peixes ornamentais, 15 espécies de corais e 50 espécies de aves terrestres e marinhas, residentes e migratórias.
Goiás
Pertinho de Brasília (DF), o estado de Goiás é agraciado pela Chapada dos Veadeiros. A região, formada por diversos cânions, também é conhecida como o Berço das Águas, devido à quantidade de nascentes que abençoam o local com centenas de cachoeiras.
Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco), a Chapada tem trilhas históricas e é protegida pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Devido a todas as atrações e os belos cenários que possui, é considerada o destino perfeito para quem gosta de escalada, arvorismo e mergulho.
Costa Rica
Conhecida por sua política de conservação ambiental, a Costa Rica é um destino ideal para quem deseja explorar florestas tropicais, praias e vulcões. Mais de 25% do território costarriquenho é contemplado por áreas de conservação e atrai milhares de ecoturistas diariamente.
Entre as atividades na região, estão navegar pelo canais de Tortuguero, observando a fauna e flora; mergulhar nas barreiras de coral de Puerto Viejo; vivenciar a atividade do Vulcão Arenal; e observar a vida selvagem em Manuel Antônio.
Também vale fazer uma parada em qualquer praia do Caribe, litoral eleito como um dos mais belos do planeta.
Tanzânia
O país situado na África Ocidental possui diversas áreas selvagens e é perfeito para quem gosta de animais. Entre os destaques do país africano, está o Parque Nacional de Serengeti, habitada pelos cinco animais de grande porte mais difíceis de serem caçados: elefante, leão, leopardo, búfalo e rinoceronte.
Na região, também vale visitar o Parque Nacional de Kilimanjaro, onde fica a montanha mais alta da África. Além da fauna e da flora, a Tanzânia também é cercada por belos mares e praias, e possui os três maiores lagos do continente africano: Vitória, Tanganica e Malawi.
Argentina
Apesar de ser mais conhecida por Buenos Aires, a Argentina conta com vários destinos de natureza. Entre os principais, Marianna elenca El Calafate, Ushuaia, Bariloche e Mendoza.
A região oferece turismo para quem gosta de trilhas, montanhismo, escaladas e esportes que podem ser praticados na neve. Entre as principais atrações, o destaque vai para o Parque Nacional Los Glaciares, que abriga a gigantesca geleira Perito Moreno.
Nova Zelândia
Berço da cultura Maori, o país é conhecido por cultuar o respeito pela natureza. Com áreas ecológicas exuberantes, a Nova Zelândia é recomendada para quem deseja fazer trilhas, observar animais selvagens e explorar as praias e os fiordes da nação.
Com praias, picos nevados, vulcões, gêiseres e glaciares, o país é um destino inesgotável para atividades na natureza e, portanto, perfeito para quem curte desbravar.
Entre os points para visitar no país, estão a Ilha Norte, conhecida pelas belas praias de areias branquinhas e água cristalina; e a Ilha Sul, que, ainda com um litoral charmoso, possui montanhas e fiordes monumentais. Além disso, é parada obrigatória a realização do trekking, uma das atividades mais tradicionais do país zelandês e ideal para os fãs de montanhismo e escalada.
O que é preciso saber antes de fazer ecoturismo?
A maioria dos destinos, com certeza, vai surpreender o visitante. Para quem busca esse tipo de viagem, os cenários tendem a ser belíssimos e, por si só, já valem a pena. Mas, para a viagem se tornar perfeita e de pouco estresse, é preciso levar alguns pontos em consideração.
A turismóloga Marianna Teles explica que é preciso escolher a época da viagem com bastante cautela. “Para destinos de natureza, é imprescindível verificar as condições do tempo. Evite períodos de chuva, pois isso pode afetar a experiência da viagem”, salienta.
Além disso, também é preciso se planejar e escolher os passeios e as atividades que mais combinem com você: “Faça uma lista de atrações que gostaria de visitar e veja se há necessidade de reservar com antecedência”.
“Pode ser que, se você deixar para a última hora, não consiga mais vaga. Algumas atrações têm um limite de pessoas por dia para maior preservação do local”, pontua.
E, claro, o mais importe: faça uma mala apropriada para um destino de ecoturismo! “Leve roupas apropriadas para o destino e não se esqueça de tênis, protetor solar, repelente de insetos, mochila e garrafinha de água”, sublinha a especialista.