Saudades de Tóquio? 5 lugares para se sentir no Japão sem sair do DF
Para quem se encantou pela cultura japonesa durante as Olimpíadas e quer aprofundar os conhecimentos sobre o país asiático
atualizado
Compartilhar notícia
A cultura japonesa despertou fascínio dos brasileiros durante as Olimpíadas de Tóquio. Segundo o Google Trends, as buscas por “viagem ao Japão” chegaram a dobrar nos últimos meses. Os moradores do Distrito Federal estão entre os que mais têm vontade de conhecer o país asiático, atrás apenas dos pernambucanos e dos paulistanos.
Levando em consideração que os Jogos Olímpicos terminaram oficialmente neste domingo (5/9), com a cerimônia de encerramento das Paralimpíadas, e que o Japão segue com as fronteiras fechadas para o Brasil por causa da Covid-19, uma boa solução para manter o contato com a cultura japonesa é visitar lugares de Brasília inspirados nela.
Confira cinco deles abaixo e aproveite — pelo menos até a viagem à Ásia sair do papel!
Templo Shin Budista Terra Pura (foto em destaque)
Em 1958, membros da comunidade nipo-brasileira pediram ao então presidente Juscelino Kubitschek a concessão de um terreno na nova capital federal para a construção de um templo budista, a segunda maior religião do Japão. O espaço foi inaugurado 15 anos depois, na 315/316 Sul.
O local é considerado um pedacinho do país asiático em Brasília e oferece cursos de introdução ao budismo, japonês, artes marciais e ikebana, a arte floral japonesa. Também é famoso por realizar feiras e uma quermesse anual, com produtos e comidas típicas.
Aos domingos, o templo ainda convida a todos para uma cerimônia religiosa e uma meditação guiada por Sato, o monge à frente do centro. Durante o encontro gratuito, que acontece sempre às 9h, o uso de máscara de proteção facial é obrigatório.
Para mais informações, ligue (61) 3245-2469 ou acesse https://terrapuradf.org.br
Clube Nipo
A arquitetura do Nipo em nada remete à terra do sol nascente, mas o clube é um dos principais redutos da comunidade japonesa em Brasília. Situado no Setor de Clubes Sul, o espaço oferece modalidades esportivas bem tradicionais, a exemplo da kendo, uma arte marcial desenvolvida a partir de técnicas tradicionais de combate com espadas do Japão feudal.
Aulas de caligrafia japonesa e de taikô, um tambor diferenciado utilizado para incentivar e ditar o ritmo da luta de samurais em guerras, também são lecionadas no clube.
O Nipo ainda possui sala de karaokê, extremamente popular no Japão, e abriga o restaurante Yuzu-an, comandado pela chef Alice Yumi Shibata Yamanishi e frequentado por embaixadores e amantes da autêntica culinária japonesa. Ou seja, esqueça pratos recheados de cream cheese e outras invenções ocidentais.
Para mais informações, ligue (61) 3443-1301 ou acesse https://clubenipo.com.br
Ver essa foto no Instagram
Jardim Japonês do Jardim Botânico
Uma das atrações do Jardim Botânico de Brasília (JBB) é o Jardim Japonês. Por meio de seus elementos, o espaço traz valores filosóficos e simbólicos de uma cultura milenar.
A configuração harmoniosa do local busca levar a um estado de meditação e aprimoramento espiritual. Um verdadeiro convite à contemplação e ao bem-estar.
O preço do ingresso para visitação ao JBB é fixado em R$ 5 por pessoa. O pagamento deve ser realizado em dinheiro. Menores de 12 e maiores de 60 anos não pagam.
Para mais informações, ligue (61) 99210-6258 ou acesse http://jardimbotanico.df.gov.br
Daiso
A Daiso é uma marca japonesa fundada em 1972 que conquista o mundo. Atualmente, são mais 4 mil lojas em 26 países. Em Brasília, há uma unidade na 415 Sul.
Itens de papelaria, utensílios de cozinha, alimentos e artigos de decoração são apenas alguns dos produtos encontrados nos amontoados corredores da loja, famosa pelos preços baixos e encontrada em cada esquina de Tóquio.
Para mais informações, ligue (61) 3532-4968 ou acesse https://www.daiso.com.br
Ver essa foto no Instagram
New Koto
Considerado o melhor restaurante de comida japonesa do DF pela colunista de gastronomia do Metrópoles, Luciana Barbo, o New Koto faz os brasilienses economizarem uma passagem de avião para o Japão.
Os pratos e a decoração do restaurante, situado na 212 Sul e comandado pelo chef Cristiano Komiya, são uma ode ao país asiático. Sentar no balcão, pedir um saquê e um sunomono (R$ 38) é uma excelente opção para se sentir viajando qualquer dia da semana.
Para mais informações, ligue (61) 3346-9668 ou acesse o Instagram do restaurante
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia