Saiba os itens proibidos mais encontrados na bagagem de mão de aviões
A lista de objetos que não podem ser carregados na mala de mão durante um voo é extensa; saiba o que evitar e os itens mais comuns
atualizado
Compartilhar notícia
Se você nunca teve algum item da sua bagagem de mão retido (e descartado) na inspeção de segurança do aeroporto, certamente conhece alguém que já passou por esse drama. São tantas regras e restrições que fica difícil não se confundir de vez em quando e acabar incluindo algo proibido na mala.
Por distração ou falta de familiaridade, nem mesmo viajantes experientes estão imunes a essa falha.
Para evitar que você perca algo importante em sua próxima viagem de avião, conversamos com a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e com a administração de três dos aeroportos mais importantes do Brasil – Brasília (BSB), Guarulhos (GRU) e Galeão (GIG) e Porto Alegre (POA) para saber quais são os itens proibidos encontrados com maior frequência na bagagem de mão dos passageiros.
Fique atento e tome cuidado para não levar nenhum desses objetos na cabine:
1 – Ferramentas e utensílios
As ferramentas são as campeãs de descarte e representam mais de um terço do total de objetos retidos nos aeroportos brasileiros. Cerca de 30% dos itens apreendidos no embarque doméstico e 35% no embarque internacional são algum tipo de ferramenta. Isso acontece porque nem sempre a restrição é óbvia para os passageiros.
Afinal de contas são apenas ferramentas inofensivas de trabalho, certo? Errado. Chave de fenda, martelo, alicate, chave inglesa ou até mesmo brocas de furadeira podem ser usadas como armas e, por isso, não podem ser transportados na cabine do avião por questão de segurança.
Continue lendo no site Melhores Destinos, parceiro do Metrópoles.