Programas de intercâmbio são oferecidos para brasileiros
Nova Zelândia, Estados Unidos, França e Itália: conheçam alguns programas universitários que oferecem bolsas de estudo e pesquisa nesses países
atualizado
Compartilhar notícia
Um café na Cidade da Luz enquanto espera a hora do início do expediente no Museu do Louvre. Um mergulho nas águas do Atlântico enquanto faz uma pesquisa sobre oceanografia e biologia marinha. Essas são duas das oportunidades de intercâmbio ao redor do mundo. Para a alegria dos brasileiros, alguns países oferecem bolsas exclusivas de intercâmbio para o país. Algumas são 100% integrais.
Confiram algumas oportunidades de estudo, trabalho e pesquisa nos Estados Unidos, Paris, Itália e Nova Zelândia.
- Estágio no Museu do Louvre, Paris, França
Sonha em morar na Cidade da Luz? Estudantes de mestrado ou doutorado em Museologia, História da Arte, Arqueologia, Antropologia ou Etnologia podem se inscrever até 21 de março no programa de intercâmbio Brasil-França, uma parceria entre a Escola do Louvre e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), para concorrerem a dois meses de estágio no Museu do Louvre. Três brasileiros serão selecionados. Os beneficiados passam por duas semanas de formação no Seminário Internacional de Verão de Museologia (SIEM), inicialmente e logo em seguida trabalham dois meses como estagiários no Louvre. É necessário comprovar proficiência em francês. Os selecionados receberão auxílio moradia durante toda a estadia na França, seguro saúde e passagem pagos pelo programa. Confira o edital completo.
- Treinamento jornalístico em Massachussetts, Estados Unidos
É graduado em jornalismo e tem experiência em cobertura de ciência? Então você já está a meio caminho andando dos pré-requisitos para o treinamento de jornalismo científico oferecido pelo Woods Hole Oceanographic Institution, Massachussetts, nos Estados Unidos. O instituto é referência em pesquisa sobre oceanos e os contemplados com a bolsa participarão de seminários e expedições com foco em assuntos ligados a oceanografia e biologia marinha. As despesas de acomodação na universidade e transporte serão pagos pela instituição. É necessário ser fluente em inglês. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial.
- Graduação e pós graduação em Bolonha, Itália
A Università di Bologna (Universidade de Bolonha), Itália, oferece 40 bolsas de estudos para brasileiros em graduação e pós graduação de diversas especializações – desde agricultura à moda. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março e devem ser feitas pelo site Studenti Online. As bolsas cobrem 11 mil euros do valor do curso anualmente. É necessário ser fluente em inglês, apesar de ser uma universidade italiana, as aulas são ministradas em inglês. Acesse o site oficial para mais informações.
- Pós graduação na Nova Zelândia
O programa New Zealand Development Scholarships (NZDS) concede bolsa de estudo em pós-graduação para brasileiros nas áreas de Agricultura e Energia Renovável. O intercâmbio pode ter duração de seis meses para recebimento de certificado e um ano para diploma em pós-graduação neozelandesa. Interessados devem ter mais de 18 anos e inglês fluente. Para bolsas em agricultura, clique aqui. Para bolsas em energia renovável, clique aqui. As inscrições podem ser feitas até dia 30 de abril. Acesse o site oficial para outras informações.