Novos ares: 4 lugares para ter uma vista panorâmica da natureza no DF
O charme dos cenários que emolduram a capital federal pode ser observado de vistas privilegiadas em alguns pontos da cidade
atualizado
Compartilhar notícia
Fora do avião desenhado pelas linhas de Oscar Niemeyer, o Distrito Federal se estende por áreas pouco habitadas e mergulhadas na natureza. A melhor parte desses pequenos respiros, não muito longe do centro da cidade, é que muitos deles preenchem o olhar com vistas de tirar o fôlego, embaladas pelo som dos passarinhos ou cachoeiras no Entorno.
Recém-inaugurado, o Bangalô da Cachoeira é nova alternativa de hospedagem do Sítio Titara, e integra a lista de novidades de turismo ecológico com “tempero” rural no DF. O Metrópoles foi conhecer a proposta, e entrega como é a experiência em detalhes.
Para te inspirar a sair da rotina nos próximos finais de semana e viver o melhor do ecoturismo, confira uma seleção de locais, além do sítio, que oferecem vistas exuberantes da natureza — entre hospedagens, pontos turísticos e experiências na cidade.
Bangalô da Cachoeira – Sítio Titara
Após virar na rua 19 do Lago Oeste, seguir pelo caminho que liga a pista principal da região até a entrada do sítio Titara oferece um vislumbre das belas paisagens que estão por vir. São 12 km de estrada de terra batida por dentro da Chapada da Contagem, e cada porteira ultrapassada é um convite a se desconectar da rotina agitada dos centros urbanos.
O novo bangalô fica praticamente aos pés da trilha que segue até a cachoeira que leva o nome do sítio. Por ali, só se ouve o som da queda d’água e dos pássaros cortando a copa das árvores. Sem sinal de celular, a experiência é um verdadeiro mergulho na vista colorida de verde.
Mas, a verdadeira estrela da opção de hospedagem é o mirante de vidro nas alturas, feito por uma estrutura leve e transparente e uma rede trançada, cheia de almofadas. Por ali, dá para curtir o visual incrível da chapada e ver o Sol cair.
A ideia do mirante surgiu em volta da famosa árvore nativa do cerrado que fica dentro do terreno. O projeto foi criado pela co-fundadora, Djeini de Carvalho, em parceria com outros profissionais da região. A ideia era construir o mirante contornando a árvore, e o resultado foi um espaço relaxante e altamente instagramável.
“Eu sempre adorei essa árvore, e queria preservá-la a todo custo. Quando surgiu a ideia do bangalô, para atender à alta demanda das pessoas que vinham em busca de uma opção que passasse a ideia de uma casa rural, eu decidi preservar todas as espécies nativas que estavam aqui, e o resultado ficou maravilhoso”, conta Djeini.
A opção de hospedagem oferece total privacidade para quem quer dias de descanso ao lado de amigos e familiares, e tem espaço para abrigar até seis hóspedes. Independente do resto do sítio, ele conta com a própria cozinha equipada, mesa para refeições e dois quartos, sendo um deles uma suíte com vista panorâmica para o cerrado preservado do lado de fora.
Endereço: DF 170 Km 0,3, Núcleo Rural Lago Oeste, Sobradinho – DF
Funcionamento: diariamente
Reservas do Bangalô: a partir de R$ 1.590, para até 6 pessoas com café da manhã na mesa de piquenique incluso
Informações: @sitiotitara
Parque das Copaíbas
Aberto em 2019, o Parque das Copaíbas foi redescoberto pelos brasilienses em meio à pandemia. Uma forma de respirar ar puro bem próxima ao Plano Piloto, a trilha é emoldurada pelo cerrado e conta com poços, nascentes e até uma pequena cachoeira, sem falar no famoso mirante para o Lago Paranoá.
Provavelmente, você já viu a famosa placa nas redes sociais. A trilha é fácil, e tem 4,2 km de distância, com tempo estimado de 50 min. O atrativo fica entre a QI 26 e a QI 28 e pertence à Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago Paranoá.
Endereço: entrada pela SHIS QI 26, Lago Sul
Funcionamento: diariamente, das 7h às 17h
Entrada gratuita
Balancéu – Recanto de Maria Flor
Batizada de Balancéu, a atração com fôlego turístico fica dentro da hospedagem Recanto de Maria Flor, cercada de área verde e aos pés da famosa Chapada da Contagem. Com 1.254 metros de altitude, o espaço onde fica a estrutura do enorme balanço tem um quê de mirante, por onde passam os ventos que cortam o planalto. Para saber mais detalhes, veja a matéria.
Endereço: Rua 4 Travessa 5, Entrada 1, Chácara 4, Núcleo Rural Lago Oeste, Sobradinho – DF
Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 12h às 18h15
Ingressos a partir de: R$ 280 para grupos
Informações: @balanceu.bsb
Pedra Fundamental de Planaltina
A Pedra Fundamental é um obelisco construído no Morro do Centenário, a exatamente 9 km de Planaltina, e é um dos sete mirantes da Trilha da União, dentro do Parque Nacional de Brasília.
O monumento foi instalado na região em 1922, em homenagem aos 100 anos da independência do Brasil e para reforçar a intenção de trazer a capital para o Centro-Oeste. Do mirante, a vista é exuberante do Vale do Rio Bartolomeu, e se estende pelo Morro da Capelinha.
O atrativo é famoso pelos apaixonados por mountain bike, mas também é um prato cheio para os adeptos do trekking. Com 45km de extensão, a trilha integra quatro unidades de conservação federais, e o acesso fica no início da rodovia DF-001, no Lago Oeste, área rural do DF.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia