Nove destinos para curtir os nove feriados prolongados de 2020
Algumas viagens cabem perfeitamente em feriados prolongados de três a quatro dias. Confira opções e programe-se!
atualizado
Compartilhar notícia
O que dizer de 2020, que mal chegou e já conquistou os brasileiros pela generosa quantidade de folgas? O ano bissexto terá nove feriados nacionais. Eles cairão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras e, portanto, são passíveis de emendar com o fim de semana. Um ano com potencial de ser bem mais animado que 2019, que teve apenas cinco feriadões.
Com tantas folgas previstos, vale planejar o que fazer com antecedência. Ainda mais se houver o desejo de aproveitá-las para conhecer destinos brasileiros, e até mesmo a história de algumas datas.
O primeiro passo é anotar os dias de descanso: Carnaval (24/02/2019, segunda-feira), Paixão de Cristo (10/04/2019, sexta-feira), Tiradentes (21/04/2019, terça-feira), Dia do Trabalho (01/05/2019, sexta-feira), Corpus Christi (11/06/2019, quinta-feira), Independência do Brasil (07/09/2019, segunda-feira), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10/2019, segunda-feira), Finados (02/11/2019, segunda-feira) e Natal (25/12/2019, sexta-feira).
Depois, é só escolher a programação ideal, organizar a rotina e aproveitar. O Metrópoles selecionou nove destinos com referências históricas e calendário de programação para as datas. Confira:
Carnaval em Salvador (BA)
Para quem ama folia, passar a Carnaval na capital baiana pode ser uma experiência inesquecível.
A festa é aguardada e preparada com carinho durante todo o ano pelos moradores locais, que costumam receber, nesse período, cerca de 2 milhões de foliões.
Embora muito famoso, o circuito festivo não é a única alternativa na capital baiana. Há muitas opções de praias tranquilas e praticamente intocadas nos arredores da capital, para quem quer ouvir, apenas, o barulho do mar.
Um dos destinos é a Praia das Neves, conhecida como o “caribe soteropolitano”. Ela está localizada em Ilha de Maré, a 50min de Salvador. Outra vantagem de participar do maior Carnaval do mundo é que, diferentemente de outras cidades brasileiras, ainda é possível curtir sem gastar muito – ainda que em alta temporada. Especialmente se o viajante não faz questão de estar nos camarotes e nos blocos mais badalados.
Paixão de Cristo em Recife (PE)
A encenação da Paixão de Cristo em Recife é uma das mais tradicionais do país, com 22 anos de tradição. A apresentação refaz os últimos passos de Jesus a céu aberto, no Marco Zero, com entrada gratuita. Um espetáculo que vale a pena conferir, independente da sua crença.
Tiradentes, em Tiradentes (MG)
A cidade que leva o nome do herói da Inconfidência Mineira é pequena, tranquila e sem muitas obrigações turísticas a cumprir. O conjunto de características é ideal a quem deseja se desconectar e curtir momentos de puro deleite em meio a paisagens encantadoras, casarões históricos e um surpreendente roteiro gastronômico.
Dia do Trabalho, na Chapada dos Veadeiros (GO)
A Chapada dos Veadeiros, a 280km de Brasília, é considerada pelos espiritualistas o chacra cardíaco do planeta. Para eles, a região fica sobre uma imensa placa de quartzo de quase dois bilhões de anos. Verdade ou não, o local é perfeito para descansar, se desconectar e recarregar as energias.
As comunidades situadas no município têm diversas atrações, como parques, cachoeiras, trilhas, shows e locais para apreciar a culinária local.
Corpus Christi, em Gramado (RS)
A data cristã ocorre na véspera do Dia dos Namorados. Então, que tal aproveitá-la em um destino perfeito para ir em família, cercado de amigos ou ao lado da pessoa amada?
A dica é Gramado, cidade com clima ameno, arquitetura europeia e excelente estrutura para receber turistas. Entre as principais atrações, estão chocolaterias e restaurantes locais, a maioria bem avaliada.
Independência do Brasil, em São Paulo (SP)
O feriado marca um evento conhecido como o Grito do Ipiranga, ocorrido em 1822, às margens do riacho Ipiranga, hoje localizado na capital paulista. Para além dos eventos históricos do qual foi palco, o estado de São Paulo também rende diversos roteiros de viagem, para todos os estilos e gostos.
Além da capital (uma moderna megalópole, animada e completa), essa região do Brasil tem lindas praias e cidades serranas que pulsam natureza, ar puro e sossego.
Dia de Nossa Senhora Aparecida, em Santa Catarina
A data cai no Dia das Crianças. Apesar de não ser um feriado nacional, o período movimenta o comércio e pode ser uma oportunidade para aproveitar com a família, ou conhecer um dos maiores parques temáticos da América Latina.
O Beto Carrero World é dedicado a todas as idades e estilos e conta com mais de 100 atrações e shows exclusivos. Além disso, é possível conciliar a programação do parque com visitas as belíssimas praias do litoral catarinense.
Finados, no Rio de Janeiro (RJ)
O cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro, foi o primeiro da América Latina a ser mapeado pelo Google Street View.
Conhecido como “cemitério das celebridades”, o local abriga os túmulos de Cazuza, Santos Dumont, Tom Jobim, Carmen Miranda, Janete Clair, Ari Barroso, Bussunda, Cândido Portinari, Carlos Drummond de Andrade, Chacrinha, Cecília Meireles, Heitor Villa-Lobos, Vinícius de Moraes, Oscar Niemeyer, Olavo Bilac, Marília Pêra e outros.
Assim, a capital carioca pode ser um bom destino tanto para os cristãos, que, segundo a tradição, devem reservar o dia para fazer orações aos que se foram, quanto aos que buscam um programa diferente e cheio de referências culturais.
Sem esquecer, claro, das praias que estão entre as mais belas do mundo.
Natal, em Belém (do Pará)
Viajar pelo Norte do País é se surpreender em cada região, com passeios pela floresta amazônica, praias paradisíacas no litoral, cidades históricas, vilas de pescadores e uma rica gastronomia com temperos e ingredientes exóticos.
Um lugar ideal para inovar e curtir as festas de fim de ano é o Pará. Nessas datas, clubes, complexos turísticos e casas de show de Belém oferecem shows com artistas nacionais e locais em clima de muita animação.