Mergulho na natureza: 4 casas flutuantes para se hospedar no Brasil
Em isolamento, opções de hospedagem em vários lugares do país se apresentam como “ilhas” de descanso embaladas pela ondulação das águas
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo aqueles que não se identificam como viajantes apaixonados, provavelmente, se encantaram por algum resort de luxo erguido sobre as águas de uma ilha paradisíaca. A experiência de trocar o trânsito das grandes cidades pelo movimento da vida marinha e permitir-se flutuar no embalo das ondas, no entanto, não é exclusiva de hotéis caríssimos em alguma ilha do Pacífico.
Com diferentes propostas, embarcações em formato de casas que flutuam sobre rios, mares e lagoas se espalham pelo Brasil e prometem te levar para viajar mesmo na época em que isolamento deixou de ser um sinônimo de luxo para tornar-se questão de segurança.
O Metrópoles selecionou quatro opções no Brasil, que unem design à natureza para quem quer aceitar o convite a desconectar-se — do WiFi — e da vida agitada e estressante dos centros urbanos:
Eco Boat House, Ilha Grande (RJ)
Mesmo com o ir e vir de barcas, a ilha do arquipélago de Angra dos Reis é um convite à serenidade. O paraíso relaxante, queridinho dos moradores do Rio de Janeiro e de São Paulo, é um destino pouco explorado no Brasil: sem carros ou bancos, nem telefones tocando.
Nesse respiro à beira-mar, Gustavo Pergentino e a esposa, Michele, são donos de uma casa flutuante na Vila do Abraão, coração pulsante do destino, mas que preserva o ar de leveza e serenidade.
View this post on Instagram
A hospedagem tem espaços instagramáveis em todos os cantos. Dentro do quarto, o balanço do mar parece uma canção de ninar, e uma pequena abertura no chão permite observar os animais aquáticos pelas águas transparentes. A casa é totalmente equipada com quarto, banheiro e cozinha, e tem churrasqueira, um deck de madeira com rede e caiaque disponível.
Some a isso a preocupação ambiental — por lá, só entram sabonetes e produtos biodegradáveis. O fundo da hospedagem é uma espécie de santuário da vida marinha e, vez ou outra, os hóspedes recebem uma visita do peixe Malhado ou da tartaruga Rose.
Reservas: via Airbnb.
O Altar, Joanópolis (SP)
Ancorada em plena represa do Jaguari, a casa flutuante O Altar, no interior de São Paulo, faz um pequeno movimento no próprio eixo e apresenta diferentes paisagens aos hóspedes ao longo do dia. No embalo das ondulações da água, você dorme com uma vista e acorda com outra.
O flutuante de 64 m2 fica a menos de duas horas da capital paulista, aos pés da Serra da Mantiqueira. A casa com ares de embarcação — e o mesmo rigor em medidas de segurança — une design e natureza em uma proposta inteiramente autossuficiente, com energia solar e tratamento de esgoto próprio.
A parte interna conta com quarto de casal, sala, banheiro, cozinha integrada à sala e lareira. Por fora, a hospedagem tem um deck de madeira com direito a duas cadeiras e sombreiro para curtir a experiência ao ar livre, além de churrasqueira, caiaques, videoprojetor para noites de cinema, e caixas de som.
Além de dormir no flutuante, os hóspedes também podem adquirir outras experiências, como serviços de massagem, wakeboard, passeios a cavalo e trilhas de mountain bike.
Reservas: via Airbnb.
Casa Flutuante na Fazenda Quinta do Vale, Bairro da Posse – Itatiba (SP)
A fazenda Quinta do Vale, a 80km de São Paulo, é um verdadeiro festival de experiências — com diversos tipos de hospedagem além do tradicional, como casas na árvore e bolhas de vidro. Entre as opções, uma charmosa casa flutuante fica ancorada no lago, dentro do sítio.
Com decór inspirado em motivos náuticos, a casa tem espaço para até duas pessoas e, por motivos de segurança, não recebe crianças. O projeto de Lucimara Rasmussen, proprietária do espaço, é acolher quem é apaixonado pela água, e gostaria de viver a sensação de acordar rodeado de peixinhos.
Entre as experiências, o espaço oferece tirolesa, caiaque, uma espécie de tobogã no lago, plataforma navegável, espaços para trekking, churrasqueira e equipamento de Stand Up Paddle.
Reservas: via Airbnb e pelo telefone: (11) 9 9660-3922.
Flutuante Beija-Flor, Manaus (AM)
À beira dos rios em Manaus, diversos flutuantes prometem experiências singulares para os visitantes. Nas águas do rio Tarumã, a família de Andrea Almeida decidiu abrir as portas do seu refúgio para outros hóspedes.
A hospedagem tem quarto com cama de casal, ventilador, geladeira, mesa e churrasqueira. Em conexão com o rio, tem até um espaço com piscina natural. Vez ou outra, os visitantes podem ter a sorte de presenciar o pulo de um boto cor-de-rosa no horário que eles costumam se alimentar normalmente, ao cair da tarde.
View this post on Instagram
Reservas: via Airbnb.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar, turismo e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.