Kit aventureiro: veja os itens necessários para quem quer fazer trilha
Em tempos de pandemia, os trajetos ecológicos são ótimos passeios para fugir da rotina e se exercitar
atualizado
Compartilhar notícia
Por conta da pandemia, os momentos em contato com a natureza tiveram sua importância ressignificada. Ao ar livre, o som dos rios e pássaros que cortam a copa das árvores se sobrepõe ao barulho dos grandes centros urbanos, assim como dos pensamentos que andam carregados de preocupações com a crise de saúde global. Nesse cenário, novos adeptos descobriram os benefícios das trilhas, caminhos acessíveis para investir no ecoturismo.
Cercados de espaços abertos e ventilação, os trajetos ecológicos são boas alternativas para quem está estressado depois de tanto tempo em casa e pode ser uma maneira eficiente de praticar exercícios. No entanto, como qualquer outra atividade física, eles exigem alguns cuidados.
Antes de cair na estrada, é importante se preparar. O primeiro passo é pesquisar sobre o trajeto desejado, para averiguar se aquele tipo de atividade é adequada ao seu preparo físico. A presença de um guia, que nem sempre é obrigatória, também pode tornar a experiência mais confortável e segura. Para os fãs dos cliques nas redes sociais, eles também sabem te indicar os melhores lugares instagramáveis.
“O passeio com um guia certamente fica mais completo. Além de equipamentos de segurança, ele também traz informações históricas e curiosidades geológicas”, afirma Gilson Vasconcellos, guia de turismo nacional há 22 anos.
Com a pesquisa em dia, é hora de separar os itens básicos. No checklist, inclua roupas confortáveis, calças ou bermudas, tênis ou botas específicas para trekking. Protetor solar, repelente para mosquitos e garrafinha de água também são fundamentais.
“Não dá para a pessoa vir de qualquer jeito, por conta de riscos à saúde. Um chinelo, por exemplo, aumenta o risco de torção. Sem falar que, se o calçado arrebentar no meio do trajeto, você vai ter que voltar descalço”, alerta Gilson.
Para quem quer embarcar na rotina de trilheiro, há ainda alguns elementos além do básico para facilitar as caminhadas. Sapatilhas de água para trilhas “molhadas” — como são chamadas as que passam por dentro de rios —, bastões para facilitar a movimentação e até uma bota de maior qualidade são ótimos investimentos.
Confira uma seleção de opções a partir de R$ 49,99 que prometem facilitar a sua vida desde trajetos curtos até grandes viagens.