metropoles.com

José Ignacio: conheça novo destino de verão em alta na costa uruguaia

Balneário atlântico mantém o estilo boêmio chique dos dias de descanso à beira-mar. Veja por que ele é candidato a destronar Punta del Este

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@chiringuitofrancismellmann/Instagram/Reprodução
cadeiras de praia em frente ao mar
1 de 1 cadeiras de praia em frente ao mar - Foto: @chiringuitofrancismellmann/Instagram/Reprodução

Clima de praia, beach clubs charmosos, alta gastronomia uruguaia e hotéis cinematográficos. Acredite, essas não são qualidades exclusivas de Punta del Este. Apesar da cidade carregar o título de destino mais fervido no país, outro balneário uruguaio desponta na lista de favoritos em território sul-americano: a pequena José Ignacio.

A aproximadamente 160 km de Montevidéu, José Ignacio ainda não carrega a fama da vizinha Punta (a cerca de 40 km). Esse é, provavelmente, um dos motivos que tornam o roteiro tão interessante. Contudo, é provável que você já tenha visto nas redes sociais influenciadores e celebridades desembarcando por lá durante a temporada de verão.

Na costa atlântica do Uruguai, curtir a praia bem vestido — e coberto por um bom poncho para escapar do vento forte —, bebendo drinks refrescantes em barracas confortáveis na faixa de areia são quase um estilo de vida. Mas, não confunda a aparente rusticidade das calçadas de areia, dos postes de madeira e das ruas cujos nomes homenageiam aves (tordos, garzas, cisnes, gaviotas…), como sinônimos de simplicidade. O charme de Jose Ignacio é a arte de separar bem o luxo da ostentação.

4 imagens
O destino ficou a maior parte do século 20 inabitado, até que a alta sociedade resolveu construir grandes casas à beira mar na década de 1970
A cidade também abriga beach clubs famosos pela alta gastronomia
Beach Club La Susana
1 de 4

Vista do Farol de José Ignacio, erguido em 1877

Getty Images
2 de 4

O destino ficou a maior parte do século 20 inabitado, até que a alta sociedade resolveu construir grandes casas à beira mar na década de 1970

Getty Images
3 de 4

A cidade também abriga beach clubs famosos pela alta gastronomia

Getty Images
4 de 4

Beach Club La Susana

Divulgação

Em ritmo lento

O vilarejo com ares boêmios serve como marco divisório entre o Rio da Prata e o Oceano Atlântico, e abriga apenas 290 habitantes, além de suntuosas casas e hotéis de luxo a orillas del mar (a nossa beira-mar, em termos uruguaios).

Apesar da proximidade com o badalo do verão, o pueblo concentra um público peculiar, que preza por uma maneira sem rótulos de viver e curtir as férias. O que há de melhor na cidade será visto sempre à luz do dia. Por lá, a festa tem hora para acabar — discotecas são proibidas e o som deve cessar às 2h da manhã.

Beach Club La Susana

A faixa de areia no destino se divide entre duas praias, cujos nomes entregam suas principais características: Mansa e Brava. A primeira é a favorita de quem gosta de aproveitar um bom mergulho, enquanto a última faz a alegria dos surfistas com grandes ondas.

Check-in

Os atrativos litorâneos, porém, não resumem a gama de alternativas na cidade. Além de curtir a praia, vale reservar um tempo para se aventurar pelos cantos do vilarejo, coloridos por paradores — como são chamados os beach clubs, que também se destacam pela gastronomia —, além de ateliês e galerias de arte.

parador na praia
Parador La Huella, Uruguai

O parador La Huella encabeça qualquer lista de indicações. Protagonista óbvio do pueblo, ele é praticamente uma celebridade gourmet pé na areia, onde “todo mundo” vai. Nesse caso, todo mundo não é exatamente uma multidão, porém, basta uma visita para encontrar as mesas sempre cheias. A cozinha do restaurante foi, inclusive, premiada pelo Latin America’s 50 Best Restaurants.

Estrategicamente localizado em Playa Mansa, o parador La Susana convida os visitantes a viver a experiência de provar da gastronomia uruguaia sentados à sombra de pérgulas de bambu com os pés na areia. Outro hotspot é o Chiringuito, restaurante na beira da praia assinado pelo chef argentino Francis Mallmann. O local é ideal para um almoço sem hora para acabar em boas companhias, regado a muito vinho da Bodega Garzón.

cadeiras de praia em frente ao mar
Chiringuito, do chef Francis Mallmann

 

Além de restaurantes, o lifestyle da vila inclui pequenos refúgios para descansar a mente e se reconectar consigo. O  centro de bem-estar The Shack, dentro do hotel Bahia Vik, é perfeito para quem busca aulas de yoga, treinos personalizados e tratamentos de SPA. Para quem gosta de passeios a cavalo, o Haras Godiva é uma boa dica. A livraria Rizoma, dentro do bosque La Juanita, impressiona pela arquitetura e curadoria.

A livraria Rizoma é assinada pelo arquiteto argentino Diego Montero

 

Atualmente, o Uruguai está de portas abertas para receber viajantes brasileiros, desde que apresentem comprovação do esquema completo de vacinação — no mínimo duas doses, pelo menos 15 dias após a última aplicação —, além de teste PCR negativo e seguro-saúde com cobertura para a Covid-19.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?