Inglaterra libera entrada de viajantes de 59 países, mas não inclui Brasil
Os visitantes de países que constam na lista não precisarão cumprir quarentena de 14 dias ao chegar à nação europeia
atualizado
Compartilhar notícia
O Reino Unido vai liberar a entrada de visitantes de 59 países e territórios sem a necessidade de quarentena por 14 dias antes de transitar pelo país. O Brasil e outros países da América Latina não estão presentes na lista. A informação foi divulgada pelo governo de Londres nesta sexta-feira (3/7).
Desse modo, ao embarcar para a terra da rainha, brasileiros e viajantes de outras nacionalidades precisam ficar isolados por 14 dias. O mesmo vale para pessoas que saiam dos Estados Unidos em direção ao território britânico, segundo o ministro dos Transportes da Inglaterra, Grant Shapps.
A medida entra em vigor a partir de 10 de julho e vale, principalmente, para países que atualmente não têm altos índices de contaminação pelo novo coronavírus, como Espanha, França, Itália e Alemanha, conforme havia antecipado o primeiro-ministro inglês, Boris Johnson.
“A menos que tenham visitado ou parado em qualquer outro país ou território nos 14 dias anteriores, os passageiros que chegarem desses seguintes países e territórios não precisarão se autoisolar na chegada ao Reino Unido”, assegurou um comunicado do governo britânico.
A isenção da quarentena não se aplica a pessoas que chegam à Inglaterra pelas regiões autônomas, como o País de Gales e a Irlanda do Norte. Isso por que os países em questão decidem as próprias medidas contra a pandemia do coronavírus.
De acordo com Grant Shapps, visitantes das regiões autônomas seguirão recebendo multas caso não respeitem a quarentena de 14 dias ao chegarem ao país. “Eu realmente espero que as quatro nações possam avançar no mesmo ritmo. Isso facilitaria muito as coisas para as pessoas, mas cabe a elas tomarem essas decisões”, afirmou em entrevista à rede BBC.
Ele garantiu que se os casos aumentarem nos locais liberados o governo britânico não hesitará em impor nova restrição.
Desconfinamento
Os pubs, restaurantes, salões de beleza e cinemas da Inglaterra serão reabertos neste sábado (4/7). A medida de “desconfinamento” veio após o governo britânico conseguir diminuir as mortes por Covid-19. O país foi um dos mais afetados da Europa, com 44 mil óbitos, estando abaixo apenas dos Estados Unidos e do Brasil.